segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Cinderela Baiana: bela contação de histórias no Quintal da Cultura, envolvendo ancestralidade, delicadeza e intertextualidade




O vídeo acima, Cinderela Baiana, é uma dessas lindezas e delicadezas que a gente descobre quase sem querer nos vídeos correlatos do YouTube. Estava pesquisando sobre cultura afro para outra postagem e ao lado constava essa pequena obra-prima da contação de histórias, unindo o universo dos contos de fada eurocêntricos com a adaptação à cultura afrodescendente e a ancestralidade, por meio digital, via canal Quintal da Cultura, da TV Cultura, de São Paulo, Brasil.
O vídeo em questão, conforme sinopse no YouTube, trata-se de apresentação da Cia. Chaveiroeiro que conta "a história da Cinderela Baiana: um conto popular brasileiro que fala sobre uma pobre garotinha que perdeu a mãe e teve que viver com sua madrasta! Não perca essa linda história narrada pela contadora Mafuane Oliveira, o músico Rafael Galante e as ilustrações do artista Alexandre Silva."
Uma belísisma adaptação intertextual que mostra a riqueza da arte e cultura brasileira, em geral, e da afrodescendente, em especial.
Como disse Mafuane: "Cantos e contos de todos os cantos que irei contar" e cantar...
Lindeza! Beleza! Delicadeza!
Abaixo, indico imagem e link para o canal Quintal da Cultura, que é um divertido e educativo programa que "[...] acompanha quatro crianças – os irmãos Ludovico e Doroteia, o amigo Osório e sua tia Ofélia –, que brincam e se divertem aprendendo coisas novas ao lado de um jabuti chamado Quelônio e da minhoca Minhoquias." Programa tem seus episódios indo ao ar na TV Cultura, "[...] de segunda a sexta, das 07h45 às 12h30 e das 14h30 às 17h. Sábado, maratona a partir das 14h45."



QUINTAL DA CULTURA - CANAL NO YOUTUBE

Um comentário: