quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
O Tribunal da Rede Social: de Urso Branco (episódio do seriado Black Mirror) à eliminação de participante de reality show com alto nível de rejeição
O vídeo acima, URSO BRANCO - BLACK MIRROR | A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO, de Silvia Geruza, psicoterapeuta familiar e de casal e especialista em sexualidade humana, encontrei no YouTube para ilustrar uma breve reflexão sobre as realções entre ficção e realidade, a partir de famoso seriado e um episódio em especial e a cultura do cancelamento, do julgamento através dos "tribunais" das redes sociais e dos realities shows que funcionam como alegorias digitais tal qual o mito da Caverna de Platão, a partir da eliminação de uma participante de um desses programas, por conta de seu alto npivel de rejeição, beirando a unanimidade dos votantes.
Como apresenta Silvia Geruza, "Urso Branco (White Bear) episódio do seriado Black Mirror que pode parecer um acontecimento no futuro de uma geração que se diverte assistindo a perseguição e o sofrimento de uma jovem, mas que nos desperta para a realidade atual: a banalização da morte e da violência."
O que URSO BRANCO e a eliminação de Karol Conká [integrante do BBB - Big Brither Brasil] têm em comum, além da questão da superexposição via multimeios? Que tanto a personagem de Urso Branco como a influencer brasileira, fazendo parte de um experimento social, em que são acompanhadas por um público e ambas são depois hostilizadas pelo seu, digamos, "público" e "juri", em seu parque temático.
Décadas atrás, Guy Debord, criou o conceito de “sociedade do espetáculo” (vejam video a respeito mais abaixo) para descrever esse fenômeno de espetacularização da vida que tem contaminado diversos setores, além das mídias e seus programas sensacionalistas, expondo pessoas vulneráveis, programas policialescos e todo tipo de apelação em busca de audiência e manipulação da informação que aos poucos foram banalização e naturalizando a exceção, como se fosse a regra. Além disso, a glamourização de pessoas que são apenas famosas por serem célebres e celebridades por serem famosas, expondo sua vida, quase que 24h ao público, como um peixe num aquário.
O Brasil parou, décadas atrás, para saber quem matou Odete Roitman, numa das famosas telenovelas campeãs de audiência. Recentemente, a jovem influencer Karol Conká receber 99,17% de rejeição que levou a sua eliminação do programa, intitulado BBB. Diferentemente de Josef K, que foi julgado por um crime que não sabia qual, Karol Conká ao expor suas opiniões controversas e ter atitudes, digamos, tóxicas, durante o reality show, canalizou muito desse sentimento coletivo, que curiosamente não tem sido refletido nas pesquisas de opinião a políticos e gestores por suas administrações calamitosas durante uma pandemia que já ceifou a vida de centenas de milhares de pessoas. Um escapismo digital?
Tanto o seriado, o reality show e o conceito de "sociedade do espetáculo" servem para que refltitamos sobre questões éticos e morais na sociedade atual, e o poder da informação e desinformação (Fake News), atualmente, circulando entre nós. Nunca tivemos tanto acessoa informação, mas também nunca fomos expostos a tanta desinformação. Poucos pesquisam por fontes, sem checar se o site, blog, ou imagem em whatsapp é confiável, lógico e racional. Alguns sentem a necessidade de acreditar em tudo, principalmente aquilo que legitime seus pré-conceitos, preconceitos e discriminações.
Para ampliar o debate, indico alguns links que vem ao encontro desses temas, como a curiosa manchete: BBB tem audiência de Copa do Mundo com eliminação de Karol Conká (clique no título para ler na íntegra seu teor), em que, conforme imagem abaixo, mostra como um evento de reality show canaliza o interesse semelhante a de um evento mundial, como uma Copa do Mundo.
Na notícia a seguir, outro efeito que lembra o seriado Black Mirror e o episódio Urso Branco, quando sabe-se que "Karol Conká terá esquema especial de segurança após eliminação" (clique no título para ler na íntegra seu teor), diante de tamanha rejeição que capitalizou:
Em contrapartida à tamanha rejeição, ocorre outro fenômeno também bem Black Mirror, já tratado em outro episódio do referido seriado, quando outra participante, chamada "Juliette vira fenômeno na web e alcança 10 milhões de seguidores" (clique no título para ler na íntegra seu teor). A "brother" chegou a superar em número de seguidores a celebridades mundiais, como o jogador de futebol americano Tom Brady.
Enfim, quem já assistiu o episódio Urso Branco, do seriado britânico Black Mirror, entenderá esse conceito de "Tribunal da Rede Social" em plena sociedade do espetáculo. Fenômeno que também se instarou inclusive no Judiciário brasileiro, a partir da famosa e polêmica operação Lava Jato que contou com forte cobertura midiática, em suas prisões espetaculosas, vazamentos de informações etc, nem sempre dentro dos padrões do devido processo legal.
Qual a diferença entre a Lava Jato e BBB21? Qual o limite ético e moral desses "dois" realities shows e suas pirotecnias e manipulações?
Karol Conká, enquanto esteve dentro da Caverna de Platão 3.0, parece ter perdido a noção de realidade, vendo sombras, e pode ter achado que ter personalidade é dizer o que pensa, dando-lhe a mesma imunidade que outras figuras polêmicas da sociedade fazem e dizem, contando com a imunidade e impunidade reinante no país. Só que este país-continente ainda não acertou suas contas com seu passado escravocrata, colonial, de seculares desigualdades sociais.
Porém, como nos Tribunais da Inquisição da Idade Média, temos hoje Tribunais das Redes Socoais na Idade Mìdia. Qualquer semelhança com da ficção com a realidade, será mera coincidência? Eis a questão! E provocação filosófica que este blog traz!
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
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