terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
Direito e Literatura: Do Fato à Ficção [série de encontros intertextuais sobre clássicos da Literatura na perspectiva do Direito]
O vídeo acima Dom Casmurro - Direito e Literatura, faz parte da série de encontros intertextuais sobre clássicos da Literatura na perspectiva do Direito, promovida pelo programa Direito e Literatura: Do Fato à Ficção, do IHJ (Instituto de Hermenêutica Jurídica), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.
No vídeo em questão, o professor de Direito faz uma relação entre as ideias de Freud e Machado, com visões semelhantes com perspectivas diferentes. E lembro que assim o ocorreu com Proust e Freud, que foram contemporâneos, e que o primeiro tratou da Memória e o outro do Inconsciente, dialogando suas obras, sem que eles tivessem sido leitores um do outro.
As ideias circulam ao seu tempo, pois como bem dizia Terêncio (cerca de 185 a.C - 159 a. C.), dramaturgo e poeta romano: "Sou humano e nada que é humano me é estranho".
Do fato à ficção, há que se pensar que o Direito (o fato) e a Literatura (a ficção), são formas de expressão. A primeira é a arte da argumentação e a segunda a arte da ilusão.
O Direito me fez aprender a usar as palavras no seu devido sentido, sem margens ao duplo sentido; já a Literatura, a metáfora, a simbologia, o imaginário são forças motrizes do escrever. O fato é matéria-prima à ficção. A teoria científica e jurídica, até comprovação, parte de uma ficção, de um modelo, de uma idealização.
Crime e Castigo, de Dostoiévski é um clássico da ficção jurídica, assim como O processo de Franz Kafka.
Nesta perspectiva, indico a série de 4 blocos sobre Dostoiévski e o Direito:
Outro ótimo vídeo da série Direito e Literatura, é sobre o livro O senhor das moscas, de William Goldin, Prêmio Nobel de Literatura:
Ampliando o debate, indico O Senhor das Moscas | William Golding | Literatura e Filosofia:
Por fim, indico trailer do filme O senhor das moscas, que tem sua versão integral no próprio YouTube:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coljuna à direta desta postagem.
Marcadores:
antropologia,
arte e cultura,
cidadania,
criatividade,
direito,
filosofia,
história,
intertextualidade,
leitura,
literatura,
livro,
memória,
sociedade,
sociologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário