segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e "como otimizar o aprendizado dos alunos"? [Palavras e Imagens]




O vídeo acima, How to optimize students' learning? Cognitive Theory of Multimedia Learning (Como otimizar o aprendizado doa alunos? Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia), é um audiovisual com as ideias do professor Richard Mayer (2001), da Universidade da California, a partir de sua teoria da aprendizagem, através da associação de imagens e palavras, por um método que transforme informação em conhecimento.
Ativem, primeiro, as legendas e a tradução automática, clicando nos ícones da folha com 3 linhas e na da engrenagem, respectivamente, no canto infeior direito da janela de reprodução do vídeo no YouTube.
O vídeo com técnicas de animação, mostra de forma didática como otimizar o aprendizado dos alunos, não apenas calcado em memorização, que é um dos tipos de aprendizagem que ocorre, mas que não é tão ampla, duradoura e eficaz como a associação entre imagens e palavras, como numa mapa mental, em que ideias, conceitos, textos curtos, imagens e palavras-chave conseguem "cartografar", mapear para o aluno aquilo que é mais destacado e relevante, e, por isso mesmo, mais fácil de ser entendido, assimilado e conservado.
Richard Mayer indica que a aprendizagem na escola acontece por dois sentidos: audição (palavras) e visão (imagens), mas que o professor precisa entender o mecanismo de aprendizagem para melhor estabelecer uma estratégia de ensino e aí lembrei-me do filme PALAVRAS E IMAGENS (vejam vídeo abaixo, que produzi sobre o mesmo para meu canal Educação 3D+), em que dois professores, um de Literatura (Clive Owen) e uma de Artes (Juliette Binoche), promovem uma competição entre suas turmas para definir o que é mais importante e mais consistente para se passar ideias: se através de palavras ou de imagens. Os dois professores dividem a turma em dois grupos, que precisam pesquisar sobre o tema e defender seu ponto de vista. E o interessante é que dependendo do ponto de vista, da argumentação, da organização, ambos podem estar certos, pois têm palavras (poesias, contos, citações) que uma única imagem pode dar conta, tipo um poema de Fernando Pessoa e imagens ( como o mural de Guernicka, de Pablo Picasso) que nem precisa de palavras pra demonstrar os horrores da guerra.



Eu, particularmente, como professor que utiliza muito dos multimeios, compartilho com meus alunos, não apenas imagens e palavras, como textos, hipertextos, cenas de filme, clipes, curtas, animações, slides, poesias, gráficos, notícias de jornal, charges, tirinhas, HQs, e tudo o que possa ser associativo com o cotidiano e com o conteúdo curricular. Gosto muito de usar mapas mentais e pedir aos alunos que elborem os seus, não apenas para entrega de trabalhos avaliados, mas como forma de estudo, memorização, assimilação de conteúdo, organização de ideias etc.
Para conhecer um pouco mais sobre a "Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia", recomendo o link abaixo do portal Porvir, onde encontrei o vídeo sobre a referida teoria:

Por que os alunos não aprendem com seus slides

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coljuna à direta desta postagem.

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