sábado, 1 de maio de 2021

"Fred Astaire e Rita Hayworth, dançando forró": incrível e encantadora edição intertextual de áudio e vídeo [arte, cultura e sociedade]




O video acima, Fred Astaire e Rita Hayworth, dançando forró, encontrei no YouTube, após recebê-lo através de grupo de poetas no WhatsApp e achei fantástico, não apenas pela beleza dos grandes dançarinos do passado, mas a tremenda intertextualidade entre culturas diversas como a norte-americana e a brasileira, e , em especial, ao forró nordestino.
A cena, me indicou internauta no Twitter, é do filme de 1942 "You Were Never Lovelier" (Você nunca foi mais adorável, tradução livre), com o número musical "The Shorty George" [vejam cena completa a seguir]. Um exemplo da riqueza cultural que proporciona a edição desse audiovisual. O filme de 1942 e a edição de 2021. Quase oito décadas se os separam e ao mesmo tempo os aproximam nessa criativa edição.



A sincronia entre dança e música, díspares, demonstra a sensibilidade de quem editou áudio e vídeo, pela bagagem cultural de seu autor, tornando o plural em algo singular. A singularidade das coisas e das gentes está aí presente, em momentos atemporais e universais em que a arte e acultura se entrecruzam, se abraçam, bailam e promovem diálogos além do tempo e do espaço.
Uma belíssima edição de áudio e vídeo que serve para professores e alunos dialogarem entre passado e presente, entre as referências de cada geração, neste encantador itinerário mundial.
No video abaixo, a versão original da canção Feira de Mangaio [vídeo de 1978], na voz da cantora Clara Nunes, uma das grandes intérpretes da MPB - Música Popular Brasileira, nos anos 70 e 80, acompanhada do arcodeonista Sivuca, outra lenda da arte e cultura brasileiras:



Um ótimo material para professores entre si promoverem a interdisciplinaridade.
Mais que isso, para divulgar a rica diversidade cultural que o Brasil possui, de Norte a Sul, unindo Geografia e Língua Portuguesa, História e Sociologia, Arte e Educação Física e muito mais nessa memória nacional, que precisa ser preservada, em audiovisuais, como um belo acervo digital de uma videoteca escolar, destinada àqueles que por ali passarem.
EM TEMPO: Após a publicação desta postagem, encontrei outra edição fantpastica, envolvendo múltiplos ritimos num "algoritmo" criativo e sincrônico apesar de serem vídeo e áudio de épocas tão distintas. Genialidade de seus autores, reunindo cenas de diversos filmes com estrelas do passado dançando a canção Uptown Funk, de Bruno Mars:



Por fim, esta edição de Footloose é igualmente genial:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário