sábado, 15 de maio de 2021

"Quem é você?" [premiada e encantadora animação chilena para refletir sobre a vida, a arte, as relações sociais e existenciais presentes no cotidiano]




O vídeo acima, "Who are you?" [Quem é você?], descobri no YouTube, nos vídeos correlatos, e trata-se de uma premiada animação chilena, dos mesmos criadores de outra animação conhecida, chamada "The Gift", ao final desta postagem. [Antes, recomendo que ativem as legendas e a tradução, clicando nos ícones da folha com 3 linhas e da engrenagem, respectivamente, no canto inferior direito da tela de exibição do vídeo no YouTube].
"Quem é você?" é um interessante audiovisual, com direação de Julio Pot e produção de Cecília Baeriswyl, para discutir questões do cotidiano, numa perspectiva filosófica e também sociológica, além de situações como sorte, destino, coincidências...
A história encantadora entrelaça a vida de dois personagens: um escritor famoso e em crise de criação e uma atriz amadora iniciante e entregadora de pedidos, no outro turno. Uma história que trata de forma criativa e sutil sobre o ter e o ser; sobre pessoas que entram em nossa vida, às vezes, com algum propósito, como no filme "Comer, Rezar, Amar" (vejam vídeo a seguir), cada uma com um sentido, de aprendizagem, de esnino, de inspiração; sobre as redes sociais que se formam entre essas pessoas com quem convivemos; sobre sucesso, fama, dinheiro, poder e os eternos recomeços, além de saber aproveitar oportunidades, quando aparecem.



"Who are you?", demonstra que quando uma porta se fecha e abre uma janela, trata-se de mais que um lugar-comum. É algo que muitos levam a sério literalmente. Um curta que trata também sobre as aparências que enganam, e as múltiplas identidades que as pessoas adquirem através da existência.
Um curta que nos faz refletir sobre a condição humana, sobre a vida em sociedade, sobre o eu e o outro e, acima de tudo, sobre a caixa vazia quem contém a inspiração, quando ela é trazida por alguém que possui justamente essa missão.
Inspração essa que se apresenta na animação como uma via dupla: entre o escritor que inspira sem saber a jovem atriz, e ela que retribui a ele com uma caixa vazia. Quantas pessoas nos trazem em nossa vida caixas vazias para que possamos recuperar nossa inspiração? Conheço muitas... ;-)
Muitas vezes o autoconhecimento nos chega através de pessoas que nos fazem reconhecer o melhor que temos em nós...
Um ótimo material para dinâmica de grupo debate e reflexão, além de uma proposta para um exercício de leitura e interpretação de imagens e de escrita criativa.

A seguir, dos mesmos criadores de "Who are you?", outro curta-metragem criativo, chamado "The Gift":



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

2 comentários: