quinta-feira, 6 de maio de 2021

Cordel de Braulio Bessa para Juliette: pequena declaração de amor ao Brasil brasileiro [Poesia Com Rapadura / #LiteraturaTudoCura]




O vídeo acima, Bráulio Bessa Declama Cordel Inspirado em Juliette | Encontro com Fátima Bernardes, encontrei primeiro no Twitter e procurei no YouTube para carregá-lo para este blog educacional, que valoriza demais a arte e cultura no fazer pedagógico.
Trata-se de belíssimo Cordel do poeta Braulio Bessa, dedicada à Juliette Freire, vencedora de programa de reality show da TV brasileira. Uma jovem que por sua autenticidade, representa, não apenas o nordestino, mas todo brasileiro alegre, solidário, irreverente, divertido, crítico e cidadão. Assim entendo esse cordel, como uma declaração de amor ao Brasil brasileiro, não àquele Brasil descaracterizado, o que contém o complexo de vra-lata de só valorizar o que é estrageiro e desmerecer a cultura nativa e a população humilde.
Os versos de Braulio, ao destacarem a cultura nordestina, ao mesmo tempo, estão valorizando o que o Brasil tem de diferenciado: sua arte e cultura. E como ele diz: se o país fosse dividido, quem perderia seria o próprio Brasil, pois é nítida a presença nordestina, não somente na arte e cultra, mas no esporte, no turismo, na história e na sociedade brasileira.
Uma pequena declaração de amor ao Brasil e aos brasileiros...
Versos de uma lindeza e delicadeza, sem perder a gentileza em sua crítica a situações vexatórias como xenofobia, preconceito, discriminação, tentativas de separacionismo de certas figuras de outras regiões.
O Brasil precisa redescobrir o Brasil... O melhor do Brasil é o brasileiro, independente de sua etnia, regionalidade, espiritualidade... O verdadeiro brasileiro é aquele alegre, solidário, artístico e não aquele desumano, egoísta, totalitário. Viva o Povo Brasileiro! Abaixo esse Brazil com Z de zumbi, reacionário, intolerante, perverso e desumano.
Este blog educacional não se cansa de mostrar o melhor do Brasil e continuará fazendo, destacando a arte e cultura como aliados ao processo de ensino-aprendizagem.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário