segunda-feira, 10 de maio de 2021

Janela Noturna: cena emblemática do filme 1917, em plano sequência fabuloso, que faz a noite parecer clara como o dia [e reflexão sobre a educação]




O vídeo acima, 1917 - The Night Window, Flares, and Burning Church Scene [Cena da janela noturna, chamas e da igreja em chamas, tradução livre], trata-se de cena emblemática e fabulosa do filme 1917, que retrata com incrível realismo as batalhas de trincheira da Primeira Guerra Mundial.
Um filme impressionante pela reconstituição de época e pelo ângulo de filmagem, que lembra muito o de um videogame, com o espectador acompanhando o soldado pelo campo de batalha, por entre trincheiras, explosões e tudo mais.
No plano sequência em questão, destacado acima, chamado de Night Window [janela noturna], da vez que assisti o filme, confesso que não entendi bem o que estava acontecendo, quando a noite escura, entre as ruínas da igreja, tornou-se clara como o dia. Aqueles clarões, custei a perceber que se tratavam de sinalizadores iluminando a noite funda, vide imagem a seguir...



Recentemente, por conta de uma reflexão na rede social Facebook, relembrei essa cena emblemática, incorporando-a ao universo da educação em tempos de pandemia, dos professores indo para o front ainda sem vacina. Texto que compartilho a seguir:



"Professor, talvez, seja das profissões mais paradoxais por ser subestimada por uns e superestimada por outros [principalmente no que se refere à realidade do educador público]. Para uns, somos invisíveis; para outros, precisamos salvar o mundo a cada dia, o mundo deles, logicamente. E somos soldados indo para o front [quando no ensino público] com armamento, muitas vezes antigo e sem munição nem remuneração adequada diante de uma grande batalha. Mas todos acham que a Educação [diga-se de passagem, escola] poderá resolver tudo, se a escola [pública] não consegue sequer resolver seus problemas, por falta de infraestrutura, recursos humanos e financeiros. Mas sempre tem algum estrategista ou especialista em logística que nunca pisou numa escola pública para, em seu determinismo e terraplanismo, comentar com suposta propriedade sobre o que desconhece... Dos 30 anos que dedico à educação, 20 deles foram na escola pública, e sei o quanto meus ex-colegas se viram nos 30 para fazer seu melhor, e mais fariam se tivessem apoio efetivo e não apenas boas intenções e discursos para inglês ver. O mundo real não é um reality show nem se transforma apenas com um datashow. Mas acredito no poder da educação, desde que seja uma tomada de consciência da sociedade, em que cada um, seja pai, aluno, professor, funcionário de escola, gestor escolar e gestor público tem seu papel social bem definido e o executa dentro do que deveria ser. No dia que político negacionista que se refere aos professores públicos como "essa corja" não for mais eleito, talvez a Educação, no sentido mais amplo que envolva toda a sociedade, possa, enfim, transformar o mundo... Uma das cenas mais impactantes do cinema, que vi recentemente, é a da imagem abaixo, do filme 1917, em que um soldado foge entre as ruínas dos prédios, quando de repente a noite escura fica clara como o dia. Custei a entender o que estava acontecendo, até que percebi que eram os sinalizadores que estavam sendo disparados na escuridão... A educação e os educadores são, muitas vezes, esses sinalizadores, iluminando a escuridão do tempo...", Rio Grande, RS, Brasil, em 08/05/2021.

Educação é uma espécie de janela para o mundo, assim como a arte e cultura.
Indico a mesma cena do filme 1917, de Sam Mendes, dessa feita em resolução 4K:



E os bastidores e os efeitos visuais por trás de cada cena do filme 1917:



Ao publicar a reflexão no Facebook, um amigo me fez lembrar de outro plano sequência do cinema, na brilhante cena inicial do filme "Once Upon A Time In The West" (Era uma vez no Oeste), um clássico do cinema, de 1969, cujo diretor foi Sergio Leone:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

2 comentários:

  1. Perfeita tua reflexão, meu amigo! Admiro demais a tua capacidade de linkar arte e vida real com maestria. Acontece numa tecitura que vai da sutileza do olhar os detalhes da cena à crítica ácida. Esse site inteiro é de um primor que faz gosto a leitura! Sigamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha amiga Anita. Desculpe-me não ter visto tua mensagem antes. Fico muito feliz com tua visita e comentário, já que a admiração é recíproca, por conta de tua sensibilidade. ;-) Um abração!

      Excluir