terça-feira, 25 de maio de 2021

Luz Verde: curta de animação que é mais que uma história de robôs, mas uma ideia luminosa, redentora e encantadora




O vídeo acima, Green Light, é um curta de animação, com direção de Seongmin Kim que vai cativando e supreendendo o espectador a cada cena.
A narrativa conta a história de uma menina, chamada Mari, sobrevivente de uma guerra nuclear que destruiu o ecossistema e que faz tudo para reconstruí-lo com a ajuda de um soldado robô danificado, encontrado em cidade abandonada.
Quando ela o conserta, acaba contando com seu apoio para abrir portas trancadas onde encontram preservadas espécies de plantas dentro de recipientes iluminados pela luz verde. A cor, justamente é uma soimbologia com a cor da esperança, da vida, da renovação.
Um curta que mostra inicialmente, na mansão abandonada e encontrada por Mari, além do soldado robô, um cartaz de uma outra menina de mãos dadas, justamente com um robô.
Interessante a forma como o robô gigante, perto da menina, consegue com seus dedos enormes estabeleceruma forma de comunicação com Mari, usando chaves de fenda para digitar no teclado de uma antiga máquina datilográfica. Um novo meio de comunicação se estabelece entre ambos.
Um audiovisual paar refletir sobre o uso indevido da tecnologia científica e a esperança na renovação da natureza, através do plantio que Mari e o robô fazem.
O final da animação é lírico, emblemático e reconfortante. Um vídeo belo e fundamental nesses tempos sombrios.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário