domingo, 2 de maio de 2021

"Querelas do Brasil" em tempos de pandemia: "O Brazil não conhece o Brasil / O Brasil nunca foi ao Brazil" [música, literatura e sociedade]




O vídeo acima, Querelas do Brasil [1978], trata-se de canção e versos de Maurício Tapajós e Aldir Blanc, imortalizados na voz de Elis Regina: "O Brazil não conhece o Brasil/ O Brasil nunca foi ao Brazil".
Lembrei desta canção emblemática, quando vi no Twitter duas imagens representativas desses tempos de pandemia que parecem uma distopia.
O primeiro, uma fotografia, logo abaixo, que não consegui identificar a autoria, mostra os contrastes entre o Brasil com S e o Brazil com Z, em que um entregador de refeições fica lado a lado com um jovem com um cartaz dizendo que está com fome, e mais atrás, um carríssimo carro esportivo importado, aparentemente um Audi:



A legenda que imediatamente pensei para esse fotografia foi: "iFood e há fome!", justamente por estes terríveis contrastes.
Num segundo momento, justamente no 1º de Maio, Dia do Trabalho, encontrei outra imagem simbólica, uma charge que traz a figura de Karl Marx, com uma de suas citações mais famosas, adaptada a esses tempos de "uberização" da sociedade, em que os trabalhadores já não conta mais com certos direitos históricos, como férias, folga, repouso remunerado, fundod e garantia, previdência social, etc. Vejam a seguir:



Nas Querelas do Brasil, nesses tempos pandêmicos e distópicos, muitos desconhecem a ralidade da saúde pública, da educação, do trabalho, precarizando tudo e demonstrando o total desconhecimento do Brasil com S. E cabe à arte esse papel social de provocar reflexões, de desacomodar pensamentos superficiais, de tirar da zona de conforto àqueles que analisam o mundo apenas a partir de seu umbigo, de sua perspectiva de vida, sem empatia, alteridade e solidariedade.
No dia que o Brazil descobrir toda a riqueza artística, cultural e social do Brasil, talvez muita coisa se transforme, e essa estrutura secular possa se modificar.
A pandemia tem demonstrado como alguns são incapazes de ver o verdadeiro Brasil, apegados ao Brazil aculturado, padronizado, massificado. A multiculturalidade do Brasil faz desse país continente algo sem igual que requer muito ser estudado.
Com letras de músicas dos anos 60, 70, 80, 90 é possível promover uma aula integrada entre História e Literatura, Filosofia e Sociologia, Artes e Produção Textual.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário