sexta-feira, 28 de maio de 2021

Biblioterapia: os livros podem curar? A terapia através do hábito da leitura de livros




O vídeo acima, Os livros podem curar? 🤔 Conheça a BIBLIOTERAPIA, a cura através do hábito da leitura, encontrei no ótimo canal ANTOFÁGICA, que sempre produz materiais relevantes sobre Literatura, em especial, e sobre Artes, em geral.
Como o referido vídeo indica: "O termo só foi criado no século XX, mas essa é uma prática milenar. Já nas antigas civilizações grega, egípcia e romana, a biblioteca era chamada de 'casa de cura para a alma'.
Hoje em dia, vários profissionais se dedicam a estudar mais sobre a biblioterapia e pesquisar os benefícios que o hábito da leitura podem trazer para o nosso bem estar psíquico e emocional. E os resultados são poderosos: a identificação com os personagens e os sentimentos evocados durante a leitura (seja leitura individual ou roda de leitura) são formas potentes de distinguir angústias e tratá-las. Importante dizer que para a biblioterapia, os melhores livros para ler são os de ficção"
.
Toda literatura, principalmente a clássica, é uma espécie de autoajuda, que aponta caminhos ao leitor. É uma terapia e regressão a vidas passadas, em uma mesma vida, a partir do múltiplo olhar e vozes que um livro pode conter. O leitor é um coautor enquanto segue o narrador. Existem livros que são manuais de sobrevivência e lições de vida, ainda que obras de ficção sem ter essa intenção.
Outro vídeo interessante da Antofágica, que dialoga com esse tema é "Como o HÁBITO DE LEITURA age no cérebro e pode salvar a humanidade":



A frase, na imagem a seguir, foi extraída do vídeo anterior e refere-se a texto de Maryanne Wolf, de "O cérebro no mundo digital", livro citado por @antofagica.



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário