segunda-feira, 24 de maio de 2021

Amor, Morte + Robôs: seriado de animação da Netflix com curtas sobre um mundo futurista e existencialista [cinema e filosofia]




A imagem acima, trata-se de um dos episódios da série da Netflix "Love, Death + Robots", que recomendo e que já possui 2 temporadas, com curtas de animação entre 7 e menos de 20 minutos, tratando de um mundo futurista, em que o amor, a morte e os robôs fazem parte direta ou indireta do contexto.
Cada episódio traz uma técnica de animação, dirigida a um público adulto. Não é recomendável às crianças. Mas muitos deles podem ser indicados a jovens do ensino médio.
A equipe de produção e direção é bem conhecida do cinema, com diversos diretores e produtores premiados.
Já assisti "Era do Gelo" [sobre um mini universo encontrado dentro do congelador de uma geladeira] e "Gigante afogado", este [imagem acima] adaptado de conto de J.G. Ballard, e que me foi indicado por minha prima Sara Ezedin.
Esse gigante - adormecido eternamente - lembrou-me terrivelmente o Brasil atual: um imenso país continental se deteriorando de forma terrível [ética e moralmente] à beira-mar, em que a banalidade do mal vai se institucionalizando no cotidiano, pois nada mais parece chocar, indignar, tirar as pessoas de seu torpor.
Os curtas, além dessa visão futurista, traz também um mote existencialista a cada episódio. Lembra, em parte Black Mirror, mas o universo cinematográfico parece ir além, envolvendo filosofia, mitologia, tecnologia e muito mais.
São muitas as referências ao proprio cinema a cada animação e o cinéfilo perceberá facilmente...
Indico também a resenha do canal Refúgio Cult, que complementa essa impressão:



Clipes, curtas, cenas de filmes são ótimos recursos para o proefssor trabalhar questões como filosofia, sociologia, linguagens, ciências etc, no ambiente escolar.
O referido seriado, pela sua duração curta dos episódios, permite sua utilização direta em sala de aula, ou indireta, com o educador sugerindo que os alunos vejam alguns dos episódios que possam ser abordados temas apropriados para o ensino médio, por exemplo, para depois promover um debate, seja online ou presencial. Fica a dica então... ;-)

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário