domingo, 16 de maio de 2021

"Coisas que o professor deve fazer no fim de semana": criativo vídeo motivacional e essencial em tempos de pandemia e quase distopia




O video acima, Coisas que o professor deve fazer no fim de semana, foi indicação via grupo de proefssores no WhatsApp, por conta de meu colega, amigo e compadre Vágner Nunes, mais conhecido como professor Xiru, aqui de Rio Grande, RS, Brasil e que achei extremamente criativo, pois usa termos presenets no cotidiano de cada professor, como "Ficar conectado", "Planejar", "Fazer uma busca ativa", "Despertar", "Escrever", "Pesquisar", "Viver", mas num outro contexto, além da sala de aula, seja presencial ou virtual, além do esnino híbrido ou remoto, para que o educador lembre-se dessas sete atividades e de outras tarefas que preservem sua humanidade e sanidade diante de um tempo pandêmico e quase distópico.
Algo fundamental pensar, pois desde que começou a pandemia, a maioria dos professores, independente da modalidade de ensino, tem se desdobrado em atividades, além da sala de aula, se reinventando, se readaptando e adaptando, convertendo material impresso em digital, criando slides, podcasts, vídeos, preenchendo planilhas, etc.
A carga horária do professor tem sido muito além dos tempos antes da pandemia, embora alguns alienados digam que professor não trabalha ou que não querer trabalhar, por exigir condições mínimas sanitárias para enfrentar um vírus, num período ainda sem vacinação que inclua o próprio professor. Governos tornam a atividade escolar ESSENCIAL, mas não colocam o professor como prioridade nem grupo de risco, deiando-os como soldados desarmados no front, diante de um inimigo invisível ainda poderoso. Tudo isso abala a resistência física e mocional do educador.
Materiais como esse, servem para que lembremos que temos direito a descanso, lazer, convivência familiar, a aprovetar finais de semana, feriados, dias santos e tudo mais... Embora a imensa maioria não tenha podido aproveitar a essas situações.
O vídeo em questão, encontrei numa "busca ativa" no YouTube, no canal "Professor, Profissão Amor e Coragem", e recomendo, não apenas a assistir o audiovisual, como a visitar o referido canal.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário