domingo, 28 de novembro de 2010

O verdadeiro efeito borboleta


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Kg51nLK8Xxg

Conversando em tempo real pelo tuiter, como diversos amigos virtuais (dentre eles Cristina Passinato, Vanda Trentino, Gisele Zamboni entre outros), acabei, primeiro, num efeito dominó, associando letras e músicas, depois imagens e recordações, até chegar a este vídeo, chamado Proteção às borboletas, canção famosa nos anos 1970, na voz do cantor e compositor Benito de Paula.
Uma canção ainda atual por sua temática ambiental, que pode ser usada por professores e alunos, numa viagem no tempo e no espaço.
Talvez esse seja o verdadeiro efeito borboleta, comumente associado a Teoria do Caos que diz que o simples bater de asas de uma borboleta aqui no Brasil, poderá causar uma tempestade no Japão, pelo desencadear de situações que cada um de nós pode provocar no próprio meio em que vive, influenciando todo o planeta.
Sugiro aos educadores trabalharem com esses temas, usando clipes, como esse, unindo música, arte, cultura, história, mas também vídeos de longa metragem como o filme Efeito Borboleta, que também discute essas implicações. Neste, um jovem tem o poder de voltar e alterar o tempo e a sua história de vida, modificando a dos amigos também, a partir de antigas fotografias que ele mentaliza e literalmente se teletransporta. Sem mais as imagens, entre tantas indas e vindas, esse passageiro do tempo, acaba lembrando-se de antigos cadernos e suas anotações e através delas, recupera a faculdade de voltar atrás e mudar as situações já vividas. mas tudo tem um preço.
Vejam o filme, e lembrem-se que a verdadeira viagem e efeito borboleta são as recordações do passado, através das viagens que fazemos por nossa memória, utilizando essas lições de vida para alterar o nosso presente e futuro, de forma consciente e planejada, com educação e cultura.
O educador com sua atuação, pode causar um belo efeito borboleta em seus alunos, e também ser influenciado pelo bater de asas dessas jovens borboletas, recém saídas de seu casulo da juventude...
Para refletir, motivar e se automotivar, num outro efeito borboleta também.

Abaixo, letra da canção:

PROTEÇÃO ÀS BORBOLETAS

Eu sou como a borboleta
Tudo o que eu penso é liberdade
Não quero ser maltradado,
nem exportado desse meu chão

Minhas asas, minhas armas,
não servem para me defender
As cores da natureza pedem
ajuda pra eu sobreviver

Você que me vê voando
Como a paz de uma criança
Você sabe a minha idade
Eu sou sua esperança

A ordem da humanidade
não deve ser destruída
quando eu voar me proteja
]sou parte da sua vida

Eu sou como a borboleta...

Fonte: http://letras.terra.com.br/benito-di-paula/109762/

Nenhum comentário:

Postar um comentário