quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Há uma matemática nas letras e uma gramática nos números...

OK Go - This Too Shall Pass - Rube Goldberg Machine

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qybUFnY7Y8w

Este vídeoclipe faz tempo que pretendia indicar aos professores, junto ao outro mais abaixo, da bando OK Go, como dinâmica de grupo, entre professores e alunos.
Em apenas 3 minutos e 54 segundos, um professor pode passar aos alunos, noções de matemática, lógica, física, organização sequencial etc etc etc., através de um efeito dominó, que como postou no twitter, a coleg'amiga Elis Zampieri, é de uma absurda precisão...
A partir desse comentário da Elis, que é professora da educação especial em Curitibanos - SC - Brasil, e editora do blog Sobre Educação, resolvi elaborar essa postagem.
Educar é de certa forma fazer esse efeito dominó nos alunos, proporcionando que um contagie o outro, e esse ao colega do lado e assim sucessivamente para todos percebam toda a matemática e poesia que existem na vida ao redor.
Como já escrevi em prosa e verso: "Há uma misteriosa matemática nas letras, palavras e frases que compõem um livro e uma fala; da mesma forma que há uma preciosa gramática nos números, fórmulas e equações matemáticas que movem o mundo inteiro".
Tudo na vida é composto de letras e números, mas a matemática é a base de tudo, inclusive da informática se seu código binário, formado pela sucessão de um (sim/tudo) e zero (não/nada). Até mesmo alguns físicos quânticos chegaram a conclusão que o Universo parece funcionar matematicamente como um imenso sistema operacional. Já imaginaram essa Matrix colossal, de bit's e bytes celestes?

Ainda utilizando-me dos incríveis, criativos, bem humorados e originalíssimos videoclipes da banda OK Go, que tal iniciar uma aula de educação física com a canção e as imagens do clipe abaixo:

OK Go - Here It Goes Again (CLIQUE AQUI)

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=pv5zWaTEVkI&feature=channel

E aqui, a mesma (e fantática!) apresentação de dança, música e irreverência sobre esteiras, ao vivo, no show de talentos de uma escola dos EUA:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gq7r3F1SoX0&feature=related

Nestes videoclipes, ciências humanas e exatas dialogam, podendo servir de uma dinâmica de grupo, pra motivar os alunos para alguns conceitos de matemática, física e ciências em geral. Para que tais clipes fossem possíveis, foi necessário estabelecer um roteiro complexo, dinâmico, um fabuloso trabalho de equipe...
Educar também é reunir um esforço múltiplo, em prol de um ideal em comum...
Às vezes, reunir a comunidade escolar em torno da escola é tão complexo como criar um efeito dominó de tal envergadura, ou dançar sobre esteiras ao som de uma canção, como nos vídeos acima forma feitos com maestria.
Embora, justiça seja feita, os alunos, os jovens, conseguem dançar sobre tapetes virtuais, de luzes, reproduzindo a sequência da canção, com incrível desenvoltura...
É uma geração em que música, dança, vídeos, clipes e outras mídias tem papel quase que epitelial... Sua segunda pele...

Abaixo, mais um clipe original, em forma de papel de parede, desta criativa banda:

OK Go - Do What You Want Version 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=i00GDT9FuFM&feature=rec-LGOUT-exp_fresh+div-1r-5-HM

Nenhum comentário:

Postar um comentário