segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Entre os muros da escola (Cinema, Educação e Sociedade)



http://youtu.be/WHkcfDjbsgM
Entre os muros da escola: cortes para fins didáticos


http://youtu.be/rr_Mh9BRdEU
Apresentação: o filme mostra o confronto entre alunos e professor, um recorte da realidade atual do ensino.


http://youtu.be/DQq2Oj28OAI
O trecho do filme "Entre os Muros da Escola" apresenta o conselho de classe dos professores com a participação das alunas representantes da turma. O trecho permite refletir a respeito das práticas no conselho de classe, bem como as atitudes tomadas pelos professores no combate à indisciplina e à recuperação dos alunos.


http://youtu.be/qnV7q9Uj9bA
A partir da leitura do livro "Diário de Anne Frank" é proposto a turma a elaboração de uma atividade de autorretrato. O professor explica através de um diálogo com os alunos o que seria esse tal autorretrato.


http://youtu.be/YVAvDG8Ae8g
No laboratório de informática, os alunos dão prosseguimento ao trabalho de autorretrato com a mediação do professor.


Entre os muros da escola
(Entre les Murs), drama, França, 128min, 2007. Com direção Laurent Cantet e vencedor da Palma de Ouro de Cannes, 2008, é um filme que discute o papel do professor, a relação com a família; avalia também a questão do participar e do silenciar em sala de aula, da nota/avaliação versus comportamento, como uma forma de impor limites; demonstra como incentivo, elogio e valorização mudam atitudes e descobrem talentos. Atividades como a elaboração da autoimagem, através do autorretrato, posteriormente, usando no laboratório de informática, o editor de texto, e imagens fixas (fotografias) ou móveis (vídeos), promovem a integração do aluno e sua identidade com a turma, com a escola, a família e consigo mesmo. Sempre digo que entendo o aluno quando conheço seus pais e/ou responsáveis...
Atividades como essa do autorretrato, tendo prosseguimento no laboratório de informática, são o exemplo de como todas as ações devem estar conectadas em rede, nem sempre referentes a rede lógica dos computadores, mas uma lógica de planejamento, unindo didática e metodologias adequadas ao meio e ao ambiente utilizado em cada ação...
A cena do autorretrato e da leitura do diário de Anne Frank remete-me a outro filme inspirado em fatos reais, e a vida de outra educadora, chamado Escritores da Liberdade.
Utilizar, às vezes, fragmentos de livros e breves cenas de filmes, músicas e outros recursos, funcionam melhor do que usar esse mesmo material em sua integralidade. O importante é passar um conteúdo, uma mensagem, algo que seja significativo, relevante, tanto do ponto de vista educacional como social, em que a tecnologia seja meio e não apenas finalidade... O objetivo principal deverá ser sempre o conteúdo educacional.

Abaixo, filme completo Entre os muros da Escola:



Aproveito para colocar a seguir Mesa Redonda UNAR sobre o referido, que amplia a visão do próprio filme:



14 comentários:

  1. Gostei muito do filme quando vi. É incrível como parece nossa realidade. Geralmente tendemos a idealizar a realidade de países mais ricos, no entanto, ao que parece, a globalização democratizou todas as mazelas sociais, sobretudo no campo educacional.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thaís, e´um belo e ótimo filme pra trtara da questão universal que é o ato de educar, que está alem das fronteirS DA SALA DE AULA, DA ESCOLA, DA CIDADE. A realidade, como tu mesmo disse, aqui do local é universal. E a globalização mostrou que somos todos seres humanos, com mesmo defeitos e qualidades, independete da parte que vivamos neste mapa-múndi. :-))) um abraço, zé.

    ResponderExcluir
  3. eu não consegui ver o filme, o que eu faço gente? to precisando muito

    ResponderExcluir
  4. Oi, Garibalde. O link para o filme, foi retirado do You Tube. Tentei localiar outro link, mas até o momento não achei. Nem em locadora localizei. Masé um desses filmes essenciais ara todo educador. Se e localizar outro link, pubico aqui. Um abraço,

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Este fiolme é ótimo e deveria estar disponível a todos os educadores pela sua temática. :-)) socializemos, Luciana. abrs,

      Excluir
  6. Baixar o Filme - Entre os Muros da Escola - http://mcaf.ee/3me05

    ResponderExcluir
  7. Link do filme online: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-entre-os-muros-da-escola-legendado-online.html

    Abs

    ResponderExcluir