sexta-feira, 24 de março de 2017

Brincar com elementos da natureza: metodologia de Gandhy Piorski e a sua poética educacional


Brincar com os elementos da natureza from AIUÊ : produtora de conteúdo on Vimeo.



O vídeo acima, Brincar com os elementos da natureza, descobri via Twitter de Christiana Angelotti, editora de livros de Literatura Infantojuvenil, de Educação em São Paulo (SP), Brasil e Publisher no site educativo Para Educar.
Trata-se do Programa pelo direito de ser criança, que destaca a metodologia desenvolvida por Gandhy Piorski, especialista de Fortaleza (CE), Brasil que trabalha com os quatro elementos propostos por Bachelard: a terra, o ar, a água e o fogo. Uma poética metodologia valorizando o meio ambiente, as brincadeiras, o imaginário e a realidade local.
Um belo exemplo de como unir arte e cultura na educação.
Abaixo, recomendo o livro de Gandhy Piorski sobre suas experiências e vivências na Educação:

BRINQUEDOS DO CHÃO: A NATUREZA, O IMAGINÁRIO E O BRINCAR

A seguir, sinopse reproduzida do portal da Editora Peirópolis sobre o referido livro:

Este livro inaugura uma série que explora a imaginação do brincar e sua intimidade com os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar, e revela a voz livre e fluente da criança em sua trajetória de moldar a si própria, tão esquecida nos estudos sobre a infância.
Assim como o brinquedo, interessam ao autor, artista plástico, teólogo, pesquisador da infância e do imaginário, a brincadeira e seu universo simbólico; a experiência da criança quando, em comunhão com a natureza e em sua vivência transcendente, brinca e significa o mundo.
O primeiro volume é dedicado aos brinquedos da terra, que caracterizam, na produção material, gestual e narrativa da infância, a investigação da matéria e as operações da imaginação no forjar a elaboração e o enraizamento dos papéis sociais na casa, na família e no mundo.
O estudo desdobrou-se também em várias exposições de brinquedos colecionados ao longo dos anos, e seu corpo teórico vem repercutindo em diferentes espaços em que a criança é tema de interesse.

Gandhy sabe nos guiar aos labirintos destes caracóis-crianças que nos levam para dentro de nós mesmos a dialogar com a pedra, o barro, a chuva, o animal, o vento, a madeira, os trastes, os elementos, o minúsculo e, por conseguinte, o cósmico (ou mesmo, cosmogônico).”.
Marcos Ferreira-Santos, professor de mitologia e livre-docente da USP

Com o mesmo rigor da busca de um menino para matar sua curiosidade, Gandhy foi com maestria atrás da compreensão do universo infantil. Raras são as pesquisas dos saberes e imaginação da criança: só por isso este livro já é um presente.
Ana Lucia Villela, pedagoga, presidente do Instituto Alana

Nenhum comentário:

Postar um comentário