sexta-feira, 31 de março de 2017

Biblioterapia: Clínicas em Portugal e no Brasil em que biblioterapeutas receitam livros aos pacientes




O vídeo acima Biblioterapia foi indicação via Facebook da colega e amiga Vera Guidi, arte educadora de São Paulo (SP) Brasil sobre a "terapia através dos livros orientada pela psicóloga e biblioterapeuta Cristiana Seixas".
Vera me indicou após eu ter divulgado no próprio Facebook, notícia do Nexo Jornal, que encontrei no Twitter da amiga Christiane Angelotti, de São Paulo (SP), sobre Clínica que em Portugal oferece atendimento com biblioterapeutas, que receitam livros para seus pacientes (vide link abaixo):

Como funciona a biblioterapia: uma tentativa de cura pela leitura

Todas as ações que envolvam livro e leitura são destacadas por este blog educacional, e esta bela iniciativa, pois como diz a citação introdutória do vídeo acima, de autoria de Marc-Alain Ouaknin: "Ler um texto é ler-se a si mesmo". O que dialoga com citação de Marcel Proust: "Todo o leitor é um leitor de si mesmo".
Segundo Cristina Seixas, biblioterapeuta trata a literatura como instrumento terapêutico em escolas, espaços culturais, hospitais, comunidades etc. Rodas de leitura são usadas com objetivo terapêutico. Para cristiana: "Não importa nessas rodas saber o que o autor quis dizer, mas o que o leitor entendeu".
De certa forma, toda leitura é uma terapia e uma autoajuda, ainda que nem tenha essa intenção, pela sabedoria, beleza, conhecimento que passa ao leitor. Uma biblioteca, um sebo ou uma livraria é como um pequeno universos paralelo em que quem ama os livros perde a noção do tempo e do espaço, como quem ingressa noutra dimensão. Livros e educação devem ser irmãos. Por uma pedagogia literária que incorpore a arte e a cultura no cotidiano escolar, pois bem disse Humberto Queiroz: "Ensinar não é apenas transmitir conhecimento, ensinar é acima de tudo: AMAR o que se faz".
Pensado a leitura também como propriedade terapêutica, recomendo o vídeo a seguir, que encontrei no You Tube, sobre "pesquisa realizada em 2012 pela bibliotecária do CETAD/UFBA - Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas, Ana Rita Andrade, concluiu que o hábito da leitura traz benefícios psicológicos a usuários de drogas, além de proporcionar a inclusão social dessas pessoas que na maioria das vezes se encontram em situação de exclusão. O processo de leitura também contribuiu para a externalização de sentimentos e reflexões, o que ajudou no controle do uso de drogas":



Nenhum comentário:

Postar um comentário