sexta-feira, 3 de março de 2017

A força das palavras e o senhor dos livros: biblioteca comunitária criada com livros resgatados do lixo




O vídeo acima La fuerza de las palabras, descobri via Twitter do portal LiterLand e trata-se de relevante iniciativa de José Alberto Gutiérrez, de Bogotá, Colômbia, um motorista do caminhão de lixo que resgata justamente do lixo de bairros abastados diversos livros para disponibilizar às crianças do bairro onde mora (Nueva Glória).
Segundo Gutiérrez, o primeiro livro que encontrou no lixo foi Anna Karerina, de Leon Tolstoi, um clássico da literatura universal. Livro que ele diz ter acendido a chama de resgatar livros do lixo. Digamos que um luxo de ideia.
A partir dai já são 15 anos desde que fez de sua casa uma biblioteca com milhares de livros espalhados por todas as peças. Iniciou como uma biblioteca para crianças, contando com o apoio da família.Mas logo se tornou uma biblioteca comunitária, que foi batizada com o nome de La Fuerza de las Palabras, tornando-se mais adiante uma fundação. Mais de 20 mil livros foram resgatados do lixo, desde então.
Como diz a reportagem, uma missão ecológica e cultural que conta com o apoio dos vigilantes e dos recicladores. A esposa de José Alberto faz a recuperação dos livros, consertando capas, colando etc. A biblioteca de Gutiérrez é a única do seu bairro. Uma belíssima iniciativa que merece ser divulgada e destacada pela relevância e amplitude da ação.
Abaixo, o Educa Tube Brasil recomenda uma entrevista com José Alberto Gutiérrez (El senõr de los libros) e um documentário que conta esta incrível história e a força das palavras:





Nenhum comentário:

Postar um comentário