sábado, 18 de março de 2017

Um pequeno universo de possibilidades: fita adesiva faz qualquer superfície ser compatível com Lego




O vídeo acima NIMUNO LOOPS - TOY BLOCK COMPATIBLE ADHESIVE TAPE, encontrei na rede social, no portal PavaBlog e trata-se de matéria sobre fita adesiva, desenvolvida pelo estúdio de design Nimuno (através de campanha de financiamento coletivo), que ao ser aplicada sobre qualquer superfície torna-a compatível com as peças tipo Lego.
Mais que o produto em si, o que interessa a este blog educacional é a criatividade e alguns conceitos que permite serem utilizados: da portabilidade, de colocar em qualquer lugar as peças incentivando a decoração, o brinquedo e a questão estética. Mais que isso, da possibilidade de fazer incríveis cenários usando peças Lego, já prontas, ou apenas a fita para que sejam construídas outras peças em sua trajetória. Da interação do brinquedo ao espaço, seja escolar como familiar.
Por fim, de mostrar como se pode construir algo brincando, construir o próprio brinquedo e sobre ele refletir o pequeno "universo de possibilidades" que ele permite a uma mente criativa, ou um grupo de pessoas criativas em um espaço mútuo de convivência.
Mais que o tempo, o espaço escolar deve ser pensando em suas inúmeras possibilidades, dependendo de cada faixa etária, de cada atividade proposta, de cada conteúdo a ser discutido etc.
Alguns anos atrás, observando meu filho brincar de montar peças Lego, comentei com ele que ler e depois escrever se assemelhavam muito ao brinquedo Lego, de peças coloridas de montar. Daí surgiu tempo depois a oficina (sem fins lucrativos) Lego Poema: Poesia de montar em blocos, que levei às escolas da rede pública da região de Rio Grande (RS) Brasil.
Para saber um pouco mais desta oficina, segue link para entrevista sobre a referida:

Lego Poema ou Poesia em Blocos de Montar: Oficina de Criação Literária e o Multiletramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário