Um alerta aos pais e/ou responsáveis por crianças e jovens vem justamente de vídeo produzido por estudante de Pedagogia e compartilhado no Instagram pelo perfil Bomfim Hoje e que logo se tornou um viral por tratar do impacto que certas plataformas, como Reddit, Discord, Twitch e 4chan podem causar, sem a supervisão de um adulto. Locais que os maiores de 30 anos nem desconfiam que possa neles circular, além de jogos, notícias etc, também assédio, abuso, desafios como supostamente ocasionou a morte do cão Orelha, por meio de conversas privadas e grupos fechados em que crianças e jovens podem estar lidando com diversos tipos de criminosos [pedófilos e outros] disfarçados.
Pais, responsáveis, professores conhecem apenas ponta do iceberg que são as redes sociais Instagram, Facebook e TikTok, em que igualmente crianças e jovens passam horas sem qualquer tipo de acompanhamento. Coomo dizia a sabedoria popular: "o que os olhos não veem, o coração não sente". Entretanto, essa lógica, no mundo virtual, não pode vigorar. É preciso que esse alerta ecoe e mais pessoas, principalmente os adultos que têm menores de idade em casa tenham ampla consciência que o mundo digital é uma "terra sem lei" e que todo cuidado é pouco, valendo-se de acompanhamento próximo ou remoto, utilizando apps de controle e outros recursos para evitar que tragédias como a do Orelha ou as retratadas em séries como Adolescência [Netflix], sejam a exceção, jamais a regra.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.