sábado, 29 de maio de 2010

Pro Dia Nascer Feliz (documentário sobre o sistema educacional brasileiro)




O vídeo acima, Pro Dia Nascer Feliz, foi extraído do You Tube, trata-se de documentário sobre o sistema educacional brasileiro, do diretor João Jardim (o mesmo de Janela da Alma).
Uma bela indicação da profª de Matemática Elisabete Domingues Brasil Roig, da E.E.E.F. Barão de Cêrro Largo, de Rio Grande - RS - Brasil, que assistiu ao referido documentário, no dia 28/05/2010, durante a I Etapa do II Curso Nacional de Educadores da Cidade do Rio Grande: "O Educador do século XXI: Saúde, Tecnologia e Motivação".
O vídeo foi apresentado durante a palestra "Relações no ambiente escolar", da Profª. Drª. Roseli Olabarriaga Cabistani, graduado em Psicologia e Doutorada em Educação, pela UFRGS-RS.

Como sempre digo em palestras, cursos e oficinas, precisamos aliar a Pedagogia do exemplo ao conhecimento da realidade local, incluindo-nos no mundo do aluno para poder estabelecer estratégias e parcerias, em prol da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Este documentário traz um olhar sobre o sistema educacional brasileiro, como uma espécie de reality show.
Importante que a escola se automotive para depois motivar o alunado, que faça a sua autocrítica primeiro, e a partir desta, estabeleça uma proposta de inclusão educacional do professor no universo do aluno e vice-versa.
Um vídeo essencial para todos os educadores, alunos e comunidade assistirem, discutirem e analisarem o papel social de cada um no ambiente escolar e comunitário.
Quando do depoimento de uma aluna que escrevia muito bem e que alguns professores suspeitavam da autoria de seus trabalhos, lembrou-me dois fatos semelhantes:
1º) comigo mesmo, quando, anos depois vim a saber, através de uma professora, que uma redação de minha autoria ficou em segundo lugar em concurso literário pois a comissão julgadora achou que o texto era maduro demais para a minha idade;
2º) já adulto, integrando comissão julgadora de textos escolares, vi parte da banca também colocando sob suspeita o trabalho de um jovem aluno, aspirante a escritor. Vi-me refletido nele e coloquei minha opinião de que não se pode subestimar a capacidade do aluno, pois as aparências enganam e eu já fora vítima de tal suposição.
O tempo provou que o "rato de biblioteca" que eu sempre fui, de fato escrevia daquele jeito, fruto de suas longas "conversas" com seus amigos de papel.
Mais do que nunca, o professor precisa fazer longas expedições ao País dos alunos, conhecer lá as inúmeras tribos, dialetos, usos e costumes. Desse encontro, ocorrerá sempre o choque de gerações, mas daí em diante é possível, com diálogo, dando vez e voz ao alunado, estabelecer uma comunicação e até a produção de um rico material em conjunto, fruto de relatos dos mesmos, como é demonstrado no magnífico filme Escritores da Liberdade (Freedom Writers, EUA, 2007), com a poderosa interpretação da atriz Hillary Swank.

"O filme é baseado na história real de Erin (interpretada por Hilary Swank[1]), uma professora novata interessada em lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes resistentes ao ensino convencional; alguns estão ali cumprindo pena judicial, e todos são reféns das gangues avessas ao convívio pacífico com os diferentes". (www.eapacoacademico.com.br)

Um filme que trata do sistema educacional e da intervenção de uma professora na vida de seus alunos... Um belíssimo filme, que me foi indicado certa vez pelo amigo e colega Robson Garcia Freire, educador e editor do blog Caldeirão de Ideias, da equipe do NTE Itaperuna - RJ.
Documentário e filme, duas grandes indicações, que sugiro aos seguidores e visitantes do Educa Tube, como forma de refletir sobre o mundo, dentro e fora da escola, suas influências e repercussões no cotidiano.

Dados do vídeo Pro Dia Nascer Feliz:
Gênero: Documentário;
Duração: 88 minutos;
Ano de Lançamento: 2006, Brasil;
Direção: João Jardim;
Roteiro: João Jardim;
Edição: João Jardim;
Produção: Flávio R. Tambellini e João Jardim;
Música: Dado Villa-Lobos;
Fotografia: Gustavo Hadba.

Link abaixo para resenha sobre o filme Escritores da Liberdade:

O filme “Escritores da Liberdade” e a função do pensamento em Hannah Arendt,por Raymundo de Lima

11 comentários:

  1. Excelente conteúdo! Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estou impressionada! Muito bom o documentário!

    ResponderExcluir
  3. O documentário: Pro dia nascer feliz, é excelente. Perfeito, gostei muito.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir