sábado, 11 de junho de 2016

O Outro Par: cativante curta-metragem egípcio sobre um Outro Olhar (inspirado no jovem Gandhi)




O vídeo acima The Other Pair (O Outro Par), foi indicação via Facebook da colega e amiga Josane Batalha Sobreira, educadora de Campinas (SP), Brasil e editora do Josobreira's Blog.
Trata-se de um belíssimo, comovente e premiado curta-metragem do Egito, dirigido por Sarah Rozik e com roteiro de Mohammed Maher que, inspirado em situação de vida de Gandhi, de forma cativante, conta a história de dois meninos que se encontram numa estação de trem. Um deles com um par de chinelos surrados, outro com um par de sapatos novos e bem lustrados. O brilho do sapato de um e os olhos brilhantes do outro.
O Outro Par, mais do que tratar do simples par de sapatos, encaro com um outro olhar, do par que se forma na solidariedade entre os dois meninos. Aquele que perdeu um pé e que doa aquele que sequer sapatos tem, mas que correu ao seu encontro, tentando devolver o sapato caído na estação. Uma linda mensagem de colocar-se no lugar do outro, de saber compartilhar, de ajudar um ao outro, na medida do possível ou do imponderável da vida... Uma pequena preciosidade, ainda mais em tempos tão desumanos, de diários "ultrajes a rigor" à dignidade humana...
Um curta egípcio (2014) que lembra um longa-metragem iraniano, chamada Filhos do Paraíso (1997) em que um casal de crianças (dois irmãos) dividem o mesmo par de sapatos para poder ir à escola e que recomendo postagem antiga no Educa Tube Brasil. conforme link abaixo:

Filhos do Paraíso: cinema e educação

4 comentários:

  1. Parabéns pelo recado transmitido através dessa linda iniciativa. Uma bela lição para a grande maioria dá população...

    ResponderExcluir
  2. O vídeo é excelente. A indicação tem todos os méritos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns um ótimo vídeo,grande ensinamento.

    ResponderExcluir