sábado, 22 de fevereiro de 2014

Animação entre o acordar e o despertar para a inclusão educacional e social (Cinema e Educação)




O vídeo acima, Cordas, trata-se de um comovente e encantador curta-metragem de animação espanhol, que ganhou o Prêmio Goya em 2014 e que foi inspirado nos filhos do seu criador, Pedro Solis, que possui filha apaixonada pelo irmão com paralisia cerebral. Um curta que tem emocionado o mundo e que o Educa Tube, socializa, graças a sugestão via Facebook do colega, amigo e irmão (por parte da Educação), Robson Freire, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasil e editor do blog Caldeirão de Ideias.
O curta nos fala das várias cordas que nos acordam para a vida, o trabalho, o mundo, o amor...
Conta a história de duas crianças, Maria, que vive em um orfanato, e um menino Nicolás que chega àquele local e logo é percebido como diferente perante as demais crianças. Menos Maria, que não fica indiferente àquela situação, tentando se comunicar, sem desistir de buscar formas de interação com aquele menino.
As cordas, mais do que mecanismos de movimentação, são recursos tecnológicos simples e eficientes para aquele momento, assim como o são outros, em uma escola convencional, caso algum educador não desista de se comunicar, dialogar com seus alunos, tenham eles necessidades especiais ou não. Afinal, todos nós, possuímos certa necessidade e a comunicação ou tentativa de é uma das melhores formas de interação.
Muitos educadores conseguem superar desafios, limites, tentando outras formas de didática e metodologia... Não basta ser o professor "bonzinho" que não se cansa de explicar um conteúdo, só que sempre da mesma forma. Se não é entendido de um jeito, repetindo-se continuará sem se fazer entender. Há que se ter o famoso "Plano B", uma segunda opção de se fazer compreender...
A menina Maria é considerada estranha para quem vive no ambiente convencional e, como ela, o Educa Tube conhece diversas outras Marias que fazem a diferença, diante da indiferença de uns e a resistência de outros em acordar, despertar para uma nova realidade.
Há cordas que promovem elevações, como o mecanismo do teatro clássico grego Deus ex machina, que feito de cordas e roldanas, suspendia os atores pelo palco, imitando o voo dos deuses. Há cordas que promovem nós e laços... E que com o uso da imaginação, promovem uma integração, como a menina Maria fez no curta-metragem...
Acordemos, então, como educadores - sejamos pais ou professores - para a vida, o mundo e o amor... Acordemos - estejamos de acordo que educar é um ato de comunicação entre pessoas diferentes...
A cena final deste encantador vídeo nos desperta para a certeza de que ninguém se torna educador por mero acaso, como bem dizia um outro grande educador: "Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática" (FREIRE, Paulo. 1991: 58).
Acordemos então. E que esteja acordado entre pais, professores, alunos e funcionários de uma escola que devemos saber lidar, tanto com as diversidades, como as adversidades no ambiente escolar e social.
Ah, o editor deste blog, possui, por acaso (?), no pulso esquerdo um cordão preto (vide foto abaixo), feito e dado há anos por uma aluna que possui uma deficiência física que não a impediu de seguir seus estudos e vida, mundo afora. :-)))



Observação: Infelizmente o referido curta, por questões de direitos autorais (e econômicos) é retirado do ar frequentemente. Atualizei a postagem em 15/03/2020.
.

135 comentários:

  1. http://www.dailymotion.com/video/x1e1hzm_melhor-animacao-do-ano-2014_shortfilms

    cuerdas

    ResponderExcluir
  2. Não por isso, tenho uma cópia no meu computador, precisando basta entrar em contato. Terei o maior prazer em enviar para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Luiz Claudio. Também tenho uma no meu computador para uso educativo, mas refiro-me a disponibilidade na web para mais pessoas assistirem. Uma vez apenas editei uma cena de um filme, e o you tube bloqueou minha conta, ameaçando excluir o blog. Apenas 1 minuto e meio, sem fins lucrativos para ser utilizado na Educação. Mas é assim que funciona o sistema... Mas deveria ter um canal exclusivo para educadores poderem acessar sem restrições de direito$ autorai$... Um abraço, Zé.

      Excluir
    2. Neste referido filme que editei apenas 1 min e meio, filmando direto da TV, eu estava até divulgando o vídeo, que poderia ser locado, mas não teve jeito. Ou eu excluía o vídeo ou era excluído. Então refiz a postagem apenas citando os minutos da cena. :-(((

      Excluir
    3. Gostaria de receber esse vídeo, Luiz! poderia me passar, por gentileza?

      Excluir
    4. Oi, Jhonatan, se instalares o aTube catcher em teu pc, podes baixa-lo pra teu computador.
      Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xYfK9jaUvg4
      Link para baixar o aTube:
      http://www.baixaki.com.br/download/atube-catcher.htm
      Sucesso ai. abrs, Zé.

      Excluir
    5. Poderiam mandar me o vídeo por mail para joana.silva945@gmail.com ?

      Excluir
    6. OI Joana, por email é inviável por conta do tamanho do arquivo, maior que os 25 MB possíveis de envio.
      Te sugiro baixa o Real Player e tentar baixar via link que disponibilizei no alto da postagem.
      Aqui link pra baixa e instalar Real Player.
      http://www.baixaki.com.br/download/realplayer.htm

      Excluir
    7. Oi Luiz, por favor gostaria que me enviasse, sou professora e gostaria muito de compartilhar com alunos e com minhas colegas da escola. Muito obrigada...Carmilene
      ctimsilva@gmail.com

      Excluir
    8. Olá Luiz, sou professora e estou trabalhando a inclusão com meus alunos. Você poderia me enviar uma cópia desse filme por e-mail? Desde já agradeço...
      giseli.furt@gmail.com

      Excluir
    9. oi luiz claudio ou quem puder me enviem o vídeo dina-flordelis@hotmail.com

      Excluir
    10. Sou coordenadora e gostaria de trabalhar este filne na escola emai - professorazeze43@gmail.com
      obrigada

      Excluir
    11. alguem pode me enviar por email por favor , preciso urgente

      Excluir
    12. por favor me envia preciso para apresentar na facul: me manda para cris_sousa18@hotmail.com

      Excluir
    13. Gostaria de receber esse vídeo para trabalho com alunos. sonia.alvess07@gmail.com

      Excluir
    14. Oi Luiz , pode mandar por favor por email o vídeo, pois gostaria muito de exibir em sala de aula. desde já obrigada

      Excluir
    15. Gostaria de receber esse vídeo para trabalho com alunos. profinformatica1@gmail.com

      Excluir
    16. gostaria de receber este vídeo para enviar a outras pessoas, é uma grande lição de vida, envie p/ clau.crc@uol.com.br

      Excluir
    17. Oi luiz, gostaria de saber se voce aida tem o video cordas. estou precisando para uma palestra. se vc ainda tiver por favor envie para o meu email, desde já te agradeço muito, pois procurei diversas vezes na internet e não acho. obrigada claudiane . claupsico24@gmail.com

      Excluir
    18. Bom dia Luiz...
      Gostaria muito de exibir o filme cordas para as crianças da minha escola...E não consigo encontrar na internet
      Vc poderia me enviar?
      Desde ja agradeço
      elisjekica@hotmail.com

      Excluir
    19. ola Luiz você poderia me enviar o vídeo vai me ajudar muito no trabalho da faculdade e-mail tatienefreitas@hotmail.com desde já agradeço.

      Excluir
    20. Bom dia amigo,assisti ao curta metragem e me apaixonei,me formo em Janeiro em Serviço Social;É não pela profissão, mas por amor a educação; pois sou mãe de 6 rebentos que amo e entendo que podemos contribuir para a qualidade do futuro de nosso País formando cidadãos conscientes e com olhar empático e humanizados.Por isso solicito uma cópia do filme .Meu telefone é 981705228 este é meu Whatsapp.

      Excluir
    21. Por gentileza luiz me envia o vídeo dublado também: erikapeixoto13@gmail.com

      Excluir
  3. Boa noite também trabalho em escola e gostaria do vídeo para trabalhar com as crianças. Meu e-mail é udi.leandro@gmail.com
    Obrigado.
    Att.
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leandro. O vídeo cordas para enviar por email é muito pesado. mas se instalares o Real Player Download podes baixa-lo pra teu computador.
      Aqui link pra baixa e instalar Real Player.
      http://www.baixaki.com.br/download/realplayer.htm
      Depois de instalado vá no endereço da página onde consta o vídeo Cordas, link abaixo:
      http://www.informaniacos.net/cordas-curta-metragem-de-animacao-que-esta-emocionando-internet/
      Ali clique no play do vídeo e quando ele começar a rodar, passa o cursos sobre o mesmo e surgirá no canto superior direito do referido video uma caixa do Real Player.
      cLique na opção DONWLOAD THIS VIDEO, e surgirá a opção BookMark This Video, clique nela. A seguir sugirá ali a opção Download e ai aguarde ele baixar pra pasta VIDEOS, Download do Real Player, dentro de teu computador.
      Ele salva no formato FLV, ou seja, só roda um PC que tenha instalado também o Real Player.
      Qualquer dúvida, só mandar mensagem por aqui.
      Sucesso a todos. abrs, Zé.

      Excluir
    2. manda por email por favor , marinapae30@yahoo.com.br

      Excluir
    3. Oi, Marina, compartilhei com teu email do yahoo o vídeo. Se não der me enviei um email do hotmail. Um abraço, Zé Roig.

      Excluir
  4. Oi, Leandro e demais colegas. O vídeo cordas para enviar por email é muito pesado. mas se instalares o Real Player Download podes baixa-lo pra teu computador.
    Aqui link pra baixa e instalar Real Player.
    http://www.baixaki.com.br/download/realplayer.htm
    Depois de instalado vá no endereço da página onde consta o vídeo Cordas, link abaixo:
    http://www.informaniacos.net/cordas-curta-metragem-de-animacao-que-esta-emocionando-internet/
    Ali clique no play do vídeo e quando ele começar a rodar, passa o cursos sobre o mesmo e surgirá no canto superior direito do referido video uma caixa do Real Player.
    cLique na opção DONWLOAD THIS VIDEO, e surgirá a opção BookMark This Video, clique nela. A seguir sugirá ali a opção Download e ai aguarde ele baixar pra pasta VIDEOS, Download do Real Player, dentro de teu computador.
    Ele salva no formato FLV, ou seja, só roda um PC que tenha instalado também o Real Player.
    Qualquer dúvida, só mandar mensagem por aqui.
    Sucesso a todos. abrs, Zé.

    ResponderExcluir
  5. Olá gostaria que me enviassem o vídeo pois não esta mais disponibilizado no you tube para download... se possivel encaminhar via skydrive uma ferramenta do hotmail que nao perde a qualidade e mais facil envio! Grata brendagrespan@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brenda, já compartilhei contigo o referido vídeo via OneDrive (skydrive). Um abraço.

      Excluir
    2. sou professora e tb gostaria muito de compartilhar este vídeo com meus alunos. como faço para tê-lo? o Link p baixar no atube n ta indo... socorro!!!

      Excluir
    3. meu email claudinha_celia@hotmail.com

      Excluir
  6. José Antonio Klaes Roing, poderia compartilhar pelo skydrive ou pelo mega? annapaty2@hotmail.com. Desde já agradeço.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa noite. Achei muito lindo e interessante o vídeo, e gostaria, se possível, que me mandassem via SkyDrive, por gentileza. renan_nunes91@hotmail.com. Desde ja agradeço muito.

    ResponderExcluir
  8. Olá, teria como me enviar o link para download do vídeo legendado para julianealves@hotmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Juliane. Vídeo compartilhado. Um abraço,

    ResponderExcluir
  10. Boa noite José. Você poderia, por gentileza, me encaminhar o vídeo via SkyDrive? veloso.talita@hotmail.com. Desde já agradeço a atenção ;)

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Cristina, preciso de um email teu pra enviar convite para compartilhamento vídeo.

      Excluir
    2. cristinaneris02@gmail.com aguardo amigo!

      Excluir
  12. Também gostaria muito desse video. Se alguém puder me enviar..
    keilaa.oliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Jose Antonio me envia o video também pois não encontro para baixar em lugar nenhum. email elida29marynho@hotmail.com. Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Boa noite!
    É possível me enviar? deboraxuxu@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Poderia me enviar? marlansp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, está sendo compartilhado no Facebook tb. Tenho público no meu perfil Dominguez Tay...É uma das coisas mais lindas que já vi.

    ResponderExcluir
  17. Oi! Por favor, alguém pode compartilhar comigo pelo Google Drive? Meu e-mail é rarsiqueira@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Olá Jose, compartilha comigo tb? vivi.russo@hotmail.com
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá gostaria de poder baixar o filme cuerdas tbem, me manda o link por favor....malejula@yahoo.com.br, obrigada

      Excluir
  19. Olá gostaria de poder baixar o filme cuerdas tb,me manda o link por favor .Eu receber so o trailer de um amigo que mora na Italia eu amei quero conhecer o vidio todo.Desde de já agradeço.ivaildesousa2@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ilda, enviei convite de compartilhamento para email informado, mas recebi mensagem de erro. Confirme se email válido é este mesmo: ivaildesousa2@gmail.com
      Fico no aguardo. abrs, Zé

      Excluir
  20. ola josé tudo bem gostaria de saber se vc tem como me enviar o video cuerdas por email
    elciovh@ig.com.br ou elciovh@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. consegui baixar o video cuerdas legendado quem precisar o link é esse
    http://search.4shared.com/q/CCQD/1/video/cordas

    ResponderExcluir
  22. Envia ese vídeo cordas prá mim, pois trabalho com a educação inclusiva, vou fazer uma reunião com pais e aí preciso desse vídeo. Por favor!!!!!!!!!!
    Meu email é: arlete1303@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá! Poderia por gentileza me enviar esse vídeo por email, gostaria de usa-lo em especial em sala de aula, infelizmente não consigo acha-lo para baixar :/ Obrigada ( :

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula. Preciso de uma conta de email tua para poder compartilhar o referido vídeo. Fico no aguardo. Abrs, :-))

      Excluir
  24. Olá, amei o curta e irei fazer uma formação tratando inclusão escolar. Pode me enviar urgente o vídeo, Grata
    goretesanches@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Oi alguém pode me enviar o video legendado em português para rosanazul@gmail.com? pode ser se puder zipado em winrar em duas partes que aí dá certo! por favor!

    ResponderExcluir
  26. Alguém me pode enviar o vídeo com legendas em português para manatavares2@gmail.com? Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Desculpem o email é manetavares2@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já socializei vídeo. Não me recordo se legendado. Tentarei localizar algum.

      Excluir
  28. Poderia me enviar via email tb?
    miabade@gmail.com
    miabade1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Recebi, obrigada, mas não está legendado. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cópia legendada encontrei neste link >>> https://demimatravesdemim.wordpress.com/2014/03/21/cordas-legendas-em-portugues/

      Excluir
  30. Consegui, pessoal, uma versão legendada que ficará como janela nesta postagem, e caso saia do ar, posso enviar, mediante email compartilhando pasta do One Drive (Nuvem), sem fins lucrativos com outros educadores. Viva a rede social educacional, em que se aprende e se ensina uns com os outros, uns aos outros. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, gostaria de receber uma cópia no email eliseial@hotmail.com

      Excluir
    2. Eu quero este vídeo. Caso, seja possível, por favor, manda neste meu e-mail: jd_producoes@hotmail.com
      Att,
      Júnior Damasceno

      Excluir
    3. olá gostaria de receber no cardoso.meire@gmail.com

      Excluir
  31. Boa tarde
    Será que é possivel enviar-me o o filme legendado para jessicarpinteiro@gmail.com?

    obrigada

    ResponderExcluir
  32. Olá, você pode enviar o vídeo para mim??? Não consegui fazer o download. ednaprofeletras@hotmail.com
    Obrigada!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  33. Preciso da cópia legendada para uma apresentação em uma escola, sou estudante de Psicologia. evelinegripp@gmail.com
    poderia me enviar via Gdrive?

    ResponderExcluir
  34. Envia no meu email: esipriscila@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Por favor envia para meu email luciana76.2008@hotmail.com
    por favor é para amanha 02/08/2015

    ResponderExcluir
  36. Por favor envia pro meu email uma copia dublada para trabalhar com meus alunos... rosangela.facu@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Necessito deste vídeo para um trabalho com meus alunos aqui na escola. jd_producoes@hotmail.com

    Att,

    Jr. Damasceno

    ResponderExcluir
  38. Pelo amor de Deus, me envia esse vídeo, não consegui encontrá-lo através dos links acima citados. Necessito com urgência. Diante mão agradeço muito!

    danielj.cruz@hotmail.com ; dansemasci@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Pelo amor de Deus, me envia esse vídeo, não consegui encontrá-lo através dos links acima citados. Necessito com urgência. Diante mão agradeço muito!

    danielj.cruz@hotmail.com ; dansemasci@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. professor precisaria do video para aula essa semana numa turma de edificações acessibilidade,para um projeto que estou desenvolvendo na escola na terça meu email é jacksonjesusbispo@hotmail.com.
    Meu Nome é jackson de jesus ficarei grato

    ResponderExcluir
  41. Olá sou fisioterapeuta e trabalho com inclusão. Você pode me informar como pode compartilhar o vídeo comigo? calinefisio@gmail.com Obrigada

    ResponderExcluir
  42. Olá, boa noite.
    Gostaria de solicitar uma cópia, pois trabalho em uma escola e temos alunos especiais. Essa é a semana da Educação Especial e iremos passar alguns vídeos e gostaríamos de colocar esse também.
    Meu email: liz-mariano@hotmail.com ou da minha escola ciep138seme@gmail.com
    Desde já agradeço
    Elizangela Mariano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá- estou pensando passar esse video para as crianças da escola no dia do cidadão deficiente mas queria , depois, lançar uma questão para reflexão em grupo. que me sugerem? como trabalharam esse video nas vossas escolas? Obrigada

      Excluir
  43. POR FAVOR ME ENVIA ESSE VIDEO NÃO CONSEGUI ENCONTRA - LO COM LEGENDA.
    GRATA!!!!

    maribeta.cavalcanti@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Bom dia!
    Você Pode me enviar este vídeo?
    mcck1212@gmail.com
    Obrigada!
    Monica

    ResponderExcluir
  45. como faço? preciso muito desse vídeo. O link p baixar no atube não ta carregando. Alguém manda p meu email claudinha_celia@hotmail.com ou disponibiliza um link... helpe. quero trabalhar com meus alunos. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudia, enviei email com link para compartilhamento de pasta em que cosnta o vídeo. É só abrir e fazer download. Bom trabalho, abrs, Zé Roig

      Excluir
  46. Olá poderia me enviar o vídeo? estou escrevendo meu tcc e gostaria de utilizar ele na minha pesquisa de campo que é grupo focal. gabriellaromer@hotmail.com. Grata

    ResponderExcluir
  47. boa tarde gostaria do vídeo rozaneleite@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde sou professora e preciso muito do vídeo... email: rozaneleite@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Olá Antonio sou supervisora da re de Educação Infantil em Londrina e gostaria de passar este vídeo na próxima prática pedagógica que antecede o dia do professor se você puder me ajudar ficarei muito grata. Segue meus contatos: rosegpacheco@gmail.com roseorley@hotmail.com. Muito Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  50. ola, gostaria de obter uma cópia deste vídeo. Como faço?
    Obrigada,
    gabriela

    ResponderExcluir
  51. Olá José Antônio também gostaria que me enviasse o video por favor cassiarsimoes@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  52. Olá! Já assisti várias vezes e sempre me emociono. Gostaria que, se possível, mandasses para o meu email. Vi a primeira vez no face e compartilhei e ontem no dia do Professor compartilhei novamente e tive uma imensa alegria de o vídeo ser curtido e compartilhado por uma senhora que foi minha professora há 35 anos atrás. Foi muito gratificante.
    Meu email d.r.bal@hotmail.com
    Um grande abraço, Débora

    ResponderExcluir
  53. Gostaria de receber para uso educacional.
    leandrobrunoli@yahoo.com.br
    Obrigado, desde já!

    ResponderExcluir
  54. Gente, também estou precisando muito desse video para uso educacional, se alguem poder me enviar vou ficar muito agradecida. myllenagandu26@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Olá! Sou professora e preciso muito desse vídeo para trabalhar inclusão com meus alunos. Ficarei muito agradecida se puderem disponibilizá-lo pra mim.
    edjane_toledo@hotmail.com
    Agradeço, desde já!

    ResponderExcluir
  56. Gostaria de receber o vídeo, desde já obrigado.
    glefersoneduardo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. olá gostaria muito de receber esse vídeo legendado ... may.jfora@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. Boa noite!! Poderia me mandar o vídeo para eu trabalhar inclusão na escola onde trabalho? driccasantto@hotmail.com
    Desde já, agradeço!!

    ResponderExcluir
  59. Bom dia!!sou professora de espanhol e gostaria muito de passar para meus alunos.grata.lulukamud@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. Boa noite, professor.Estou na mesma situação: não consigo baixar o video Cordas e estou precisando em razão de um projeto na escola. Será que vc poderia enviá-lo? babyandmike@hotmail.com

    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  61. Olá José Antonio K. Roig,
    Realmente o vídeo é maravilhoso, mas, para além dele, me encantei com o seu texto. Peço "licença" para utilizá-lo em encontro com gestores escolares. roseli.lara@hotmail.com.
    Abc

    ResponderExcluir
  62. Estava a dias procurando esse filme, que bom que encontrei, sou professora e estou trabalhando as Diferenças e o filme é um ótimo, se encaixou direitinho no meu conteúdo!obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José eu também quero esse vídeo, encontrei dublado mais não descobrir como baixar se vc souber me dê a dica por favor http://www.4shared.com/video/aDv_W5aeba/Cordas__Dublado__By_Yuri_Andra.html meu email: rita_raila@hotmail.com dublado é melhor para mostrar para as crianças

      Excluir
    2. Gracias pela indicação que já socializei na postagem :-)

      Excluir
  63. Preciso muito desse vídeo! Alguém poderia me enviar por gentileza? scoimbrabf@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. Olá, gostaria de apresentar esse vídeo em uma palestra, porém estou a dias tentando baixar no Youtube e só encontro o vídeo fragmentado e não inteiro.

    Como poderias compartilhar comigo o vídeo Cordas?

    Atenciosamente,

    Ezequiel - Psicólogo.

    ezequiel.leopoldo@gmail.com

    ResponderExcluir
  65. Boa Tarde!!! Gostaria de receber o vídeo..Meu e-mail dianafuechter@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. Olá podes compartilhar o vídeo Cordas, no meu drive?

    elainexavier@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  67. Oi, vc pode compartilhar comigo o legendado valdieneag13@gmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir
  68. Olá, gostaria de receber o vídeo. Sou professor quero trabalhar nas minhas turmas. ticorf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  69. Olá, alguém por favor me mande esee filme em português. Preciso dele urgente!! Eryerycaabarretoo@gmail.

    ResponderExcluir
  70. Eu gostaria de passar esse vídeo em português mas não consigo, pode me enviar

    ResponderExcluir