segunda-feira, 14 de março de 2011

Se fosse tão fácil


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jZ3RTFuRcSU&feature=player_embedded

O belo vídeo acima If only it were this easy (Se fosse tão fácil, tradução livre), foi indicação da coleg'amiga Elisângela Zampieri, educadora de Curitibanos - SC - Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do porla INCLUSIVE
Se fosse tão fácil lembrou-me primeiramente citação de León Tolstói: "Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira".
Um reflexão sobre como vemos o mundo pela ótica do modelo civilizatório que vivemos, em que podam-se galhos e sonhos sem distinções...
Se fosse tão fácil reverter esse processo, não seria necessário educação ambiental, tampouco buscar a conscientização das pessoas para o que representa suas ações na vida de sua comunidade, seja por ação ou omissão.
E não falo apenas na questão das mudanças climáticas nem do aquecimento global. refriro-me as ações mais simples de cordialidade, gentileza, respeito ao outro, fraternidade, criticidade etc.
Se pudessemos reverter o filme de nossa existência - se não, para recomeçar - para rever e aprender com nossos erros, quantas coisas poderíamos modificar na questão local e universal.
O que parece apenas a filmagem do ato de podar uma árvore, quando visto na sua sequência invertida se presta a diversas reflexões. Esta é a minha, quem quiser contribuir com as suas, deixa mensagem nos comentários desta postagem.

Apresentação do vídeo no You Tube:

My beech tree lemonade.
(Opus 36, Dustin O'Halloran)

Um comentário:

  1. Agradeço imensamente pelo privilégio de ler o que escreve. Sinto-me repondo energias para que através do exemplo possamos "fazer cabeças" e provocar o entendimento de que podemos mudar algumas coisas que estão fadadas a acontecer, se não pararmos para aprender com os nossos erros.

    ResponderExcluir