sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Um novo ano, um novo trem

versão original

http://youtu.be/NRtvqT_wMeY

versão legendada

http://youtu.be/9jg09hbiqFA

O vídeoclipe acima Runaway Train (Trem Desgovernado), em suas versões em inglês e legendado em português, com uma letra que fala da realidade de milhões de crianças mundo afora...
A banda Soul Asylum (ou algo, como Asilo de Almas), foi vencedora do Grammy de melhor canção Rock de 1992, e o clipe acima trata de pessoas desaparecidas, crianças em sua maioria, nos EUA (na época, impresssionantes mais de 1.000.000), apresentando fotos e nomes de pessoas que de fato desapareceram.
Um novo ano se inicia, e gosto de utilizar a metáfora do Trem, em que precisamos de uma locomotiva, para nos motivar ou locomotivar, pelas trilhas e trilhos da vida. Pensando ainda no Trem, comparo também cada mês como um vagão que está engatado no outro, e no outro pela ferrovia...
Viajemos ou não de trem, usemos ou não ferrovias, rodovias, hidrovias, pontes aéreas ou a infovia, mas conhecida como internet, sempre é bom debater situações do cotiano com os jovens... Sobre "o trem fugitivo que nunca retorna" e "o caminho errado numa estrada sem volta...", como nos versos da canção.
As drogas, a prostituição, o crime, são trens fugitivos, sem volta...
Um videoclipe para assistir e discutir na sala de aula e na sala de casa, sim... entre pais e filhos, professores e alunos.

O título desta postagem é referente ao poema de minha autoria, de mesmo nome, conforme link abaixo:

Um novo ano, um novo trem (poesia no ControlVerso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário