sábado, 14 de abril de 2012

A Cor do Paraíso (cinema, educação, inclusão e educação especial)



O belíssimo filme acima, A Cor do Paraíso, produção iraniana, com direção de Majid Majidi, assisti anos trás, após conhecer primeiro outra produção cinematográfica do mesmo diretor, chamada Filhos do Paraíso,que me impressionou pela força da mensagem e delicadeza das imagens. Ambos são filmes que recomendo a todo educador assistir com seus alunos e pais com seus filhos pela relevância da história que nos é contada. Conforme apresentação do You Tube:
"A Cor do Paraíso narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes visuais e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua adorada avó. O pai, que é viúvo, se prepara para casar novamente. Mohammad é um garoto muito vivo, que tem uma enorme sensibilidade. Seu jeito simples de "ver o mundo" é uma lição de vida."
Uma história comovente entre pai e filho, em que o primeiro tem no segundo um estorvo para seus planos de casar novamente, mas que a convivência entre ambos promove a redenção. Um filme para discutir educação, educação especial, família, sociedade, arte e cultura no ambiente escolar e social.
Agradeço a colega e amiga Marcia Cristina Alves, educadora do Rio de Janeiro - RJ, Brasil e representante do Rioeduca / 9ª CRE, que me encaminhou, via Facebook, o link do You Tube com o referido filme na íntegra, que compartilho aqui no Educa Tube, para que outros educadores possam assistir individualmente e também com seus alunos, socializando esta mensagem universal.
Mais um filme para a série CinEducação, que divulga filmes que podem ser utilizados no ambiente escolar.

3 comentários:

  1. Ontem quando assistia ao filme lembrei da imagem de abertura do seu blog e logo percebi que é claro que vc já conhecia este filme... Um filme lindo, profundo e de muita reflexão para nossas vidas. Grande abraço, Márcia

    ResponderExcluir
  2. Olá José Antonio!

    Grata por linkar meu texto! Mais ainda porque está muito mais perto de outros Educadores. O que nos deixa uma esperança de retirar conceitos e preconceitos das novas gerações. Já que em adultos, é algo mais difícil.

    Quando num filme eu visualizo que há algo nesse sentido, é por ai que sigo na análise. Fugindo até do que normalmente segue um crítico de cinema.

    Vou favoritar seu blog, até porque vi outras dicas de filmes aqui, inclusive vou querer assistir "A Cor do Paraíso". Também gostaria de manter esse contato para lhe sugerir outros filmes. Os quais após assistir, você vê como trazer para cá. Só que para isso, vou precisar de um tempo.

    Até,

    ResponderExcluir
  3. Baixar o Filme - A Cor do Paraíso - http://mcaf.ee/48roz

    ResponderExcluir