domingo, 24 de junho de 2012

Curta Cinderela às avessas: a história de uma professora escrita por uma professora


O curta-metragem acima, Cinderela às avessas, descobri no facebook da comunidade Escolas do Amanhã - Digital, do portal Escolas do Amanhã - Digital, e trata da história de uma professora, escrita e contada por uma professora, de autoria de Tania Araújo, do Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
Um vídeo experimental que pode ser visto como um pequeno "reality show" do que muitos professores vivenciam, mostrando um lado nada romântico da profissão àqueles que sabem tudo sobre tudo, principalmente sobre o que não conhecem, que é a realidade da rede pública escolar.
Para refletir e repensar o papel social de cada ator na comunidade, seja professor, aluno, pai, gestor escolar.
Destaco este material, nem tanto pela forma, que a própria autoria diz ser expeimental, mas pelo seu conteúdo e pelo fato de ser produzido por uma educadora, com a sua visão de mundo, de dentro da educação.

Apresentação da professora Tania Araujo, no Facebook:
"Olá colegas! Estou agora CP em escola do Amanhã e minha escola tem o Projeto Cineclube, onde sou responsável. Fiz o curso de audiovisual e tb um vídeo experimental . Estou postando aqui o video que fiz em cima de um texto escrito por mim anos atrás... Gostaria da opinião de vcs sobre o assunto, que é o resultado do que venho escutando ao longo de muitos anos de trabalho. Meu desejo foi poder colaborar um pouco para a solução do sofrimento de alguns colegas..."

6 comentários:

  1. Cara Tatiana,
    O seu vídeo retrata bem a realidade hoje de um professor da escola pública.Como professora aposentada da escola estadual, passei por tudo isso e posso dizer que há luz no fim do túnel, só não perca nunca seu otimismo, alegria e criatividade para projetos que fazem a diferença...Vivendo assim, a minha aposentadoria chegou no ano passado.Hoje, pelo amor à profissão, voltei novamente a lecionar, agora na escola privada e em uma ONG.Acredito que como professora "apaixonada", nunca vou perder esse dom-a de fazer a diferença na vida do outro...
    Abraços,
    Ângela

    ResponderExcluir
  2. Cara, Ângela, endosso teu comentário. Quando assisti esse vídeo, via Facebook, apesar e toda crítica que ele traz, e é pertinente, ao final, promove não apenas a reflexão como motivação.
    Sempre gosto de relembrar frase da educadora Sonia Bertocchi: "Professor se aposenta, educador jamais". É o teu caso, que mesmo aposentada retornou aos bancos escolares. Sucesso e teu retorno. Um abraço, Zé Roig - editor do Educa Tube.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostaria de dizer que estou feliz em estar aqui neste blog tão comprometido com a Educação e de encontrar colegas com igual compromisso! Fui muito sincera quando escrevi o texto, pois vivi cada suposta "piadinha" ali escrita por mim posteriormente. Muito pouco mesmo foi "inventado", mas sim foi uma retrospectiva do que vivi e ouvi por muitos anos no magistério. Me considero vitoriosa por ter vencido muitas barreiras, mas vejo muitos colegas cheios de grandes boas intenções sucumbindo às dificuldades imensas que se apresentam e muitas vezes impossibilidades mesmo da realização de seus projetos. Quis mostrar com amor, bom humor e emoção que os problemas existem sim e são pesados muitas vezes, mas que podemos ser fortes para superá-los se tivermos fé e apoio de superiores sim, mas sobretudo de uns com os outros. Não tem conselho de marido, namorado, de pai nem mãe igual ao de um colega de trabalho quando o problema é na escola! Ele que também vive e sofre lá, se emociona, se alegra, se decepciona, tem esperança...ele é quem pode nos apoiar com maior propriedade na hora que o desânimo baixa! Muitas vezes passamos mais tempo na escola do que em casa mesmo... Outras pessoas que nos amam, sofrem junto conosco , mas não sentem lá no íntimo o que é não conseguir se ver fazendo outra coisa a não ser educar... Minha maior intenção foi essa: sofremos sim, mas vale a pena...nem sempre é assim... e é muito bom...vai melhorar...estamos juntos e misturados nessa e por aí vai! rs Obrigada por me deixarem mostrar isso a mais pessoas! Um abraço apertado em vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tania, desculpe a demora em responder. O email antigo que fazia notificações deu problema, e não recebi essa mensagem. Apenas agora, como novo comentário no post, vi o teu. Grato pela visita. O Educa Tube ´e esse espaço para compartilhar descobertas de e para professores. O vídeo em questão tem tudo o que destacadas, e promove essa identificação. Um abraço, Zé Roig.

      Excluir
  4. Fala Zé... Excelente retrato do que é comprometimento de educador. Tu está sempre na vanguarda, sinhô... Esteja bem. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Régis. O vídeo é ótimo, e poder ter este e outras indicações de colegas e amigos é que valoriza o trabalho do blog. Um abraço, meu amigo.

      Excluir