sábado, 16 de junho de 2012

Herdeiros do futuro: o futuro que queremos




O vídeo acima, O futuro que queremos,  produzido pela educadora Marli Fiorentin, com alunos da Educação Infantil, respondendo à pergunta feita pela Rio +20 ,Conferência das Nações Unidas para um mundo sustentável.:"qual o futuro que queremos?"
Essa consciência de que o futuro se faz hoje, agora é fundamental, trabalhando conceitos como meio ambiente, sustentabilidade, reciclagem e tudo mais com os pequenos de hoje...
Sempre motivador mostrar a produção escolar em que alunos são co-autores de seus saberes... e que o educador é o mediador desse processo de aprendizagem mútua. Marli Fiorentin, coleg'amiga que sempre se destaca pela simplicidade e universalidade de seus projetos.
Marli Fiorentin é educador de Nova bassano - RS - Brasil e já foi eleita Educadora Inovadora pelo Prêmio Microsoft, por conta de projetos envolvendo literatura e é editora de diversos blogs, como o destacado Blogosfera Marli.
Eu sempre digo aos meus cursistas que o verdadeiro projeto de trabalho (e de vida) tem que ser calcado na simplicidade que promove a continuidade... Projetos mirabolantes e grandiosos, não se sustentam com o tempo, estressam todos os envolvidos e não tem permanencia... A simplicidade é a nossa essência... E o verdadeiro educador é esse que torna simples o que para outros parece complexo. E não aquele que faz questão de saber mais que seus alunos, mas que faz seus alunos aprenderem tanto quanto ele. Fazer ver o mundo com outros olhos, olhos de observador, de eterno aprendiz...
Educar é dialogar sempre... Ser educador é estar sempre disposto a aprender coisas novas e compartilhar seus saberes.
Educa Tube destaca a apresentação feita pela própria Marli de seu vídeo, no Facebook:

"As crianças da Educação Infantil, que só tem 5 anos,uns mais falantes, outros contidos, manifestaram consciência e deixaram seus recadinhos para a gente grande refletir. Afinal, eles são os herdeiros do futuro. Que futuro deixaremos para eles?" 

Afinal, "o futuro já não é mais como era antigamente", vaticinou Renato Russo, em Índios. E as crianças não são mais como éramos antigamente também. :-))

4 comentários:

  1. Caro amigo e colega Zé! Obrigada pela postagem, por ajudar a passar adiante o recado dos pimpolhos.Que ele sirva para sensibilizar e mudar o mínimo que seja desse mundo maltratado. Afinal, educação, sem ação de nada serve. Parceria sempre, brother!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza,amiga Marli, teoria sem prática não se sustenta... Que bom poder divulgar projetos que unem as duas coisas e são sustentáveis quanto ao tempo e o espaço. sucesso e um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Nossa fiquei admirado com a sua familiarizaç~~ao com as midias na educaç~~ao, seu Blog e umA AULA VIVA DE MODERNIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro André, que bom que gostou. Trabalhei durante 7 anos em Núcleo de tecnologia Educacional e estou sempre aprendendo coisas novas, ora com colegas ora com os alunos. Se tiver algum material a indicar, agradeço. Grato, um abraço.

      Excluir