domingo, 8 de novembro de 2015

O Homem na Lua: Propaganda de Natal que trata de comunicação e serve à educação




O belíssimo vídeo acima, Man On The Moon (Homem na Lua), descobri na rede social e trata-se de comovente propaganda que, num mundo cada vez mais consumista, destaca o valor das pessoas, acima das coisas, e emociona a internet. Vídeo encantador que conta história de menina solitária e solidária que com um telescópio no quarto, passa a sondar o céu, até que encontra um idoso, também solitário na lua.
O filme é comercial de rede de lojas britânica, que a cada ano, próximo do Natal, lança uma campanha que torna-se viral na internet.
O tema deste ano é sobre a comunicação entre as pessoas, e principalmente entre jovens e idosos, ambos, em um mundo tão corrido e concorrido, muitas vezes são deixados de lado pelos chamados adultos.
Um material para refletir sobre como temos nos comunicado com jovens e idosos em nosso cotidiano, e da necessidade do educador saber se comunicar com seu alunado, dos pais com os filhos, ainda que eles não estejam tão distantes como o idoso do comercial, lá na lua, mas aqui, na mesma rua, nem sempre conseguem se comunicar.
Diante das redes sociais, da internet e da informática, a comunicação por diversos recursos digitais como MSN, depois Whats App, messenger, SMS, email, blogs, etc, aproximou pessoas em todas as partes do mundo. Entretanto, muitas vezes, dentro de casa ou na sala de aula, nem sempre o diálogo aproxima os diferentes.
O professor deve pensar estratégias de interação com seu alunado, para aproximar o conteúdo formal, da aprendizagem, da informação, visando o conhecimento e a formação educacional.
Conforme dados de B9, portal onde encontrei o referido vídeo: "Junto com a campanha, agência e marca firmaram parceria com a ONG Age UK, que revela que milhões de pessoas idosas no país chegam a passar um mês sem falar com ninguém".
Um dado preocupante e que requer um debate entre professor e alunos sobre histórias contadas por pais e avós a estes alunos, como incentivo a essa interação.
O valor deve estar mais nas pessoas do que nas coisas. O maior presente deveria ser a solidariedade na sociedade. As trocas de conhecimento e não apenas as de presentes no Natal ou em alguma data especial.
O vídeo tem fundo musical da cantora Aurora, de 19 anos, que interpreta a canção Half the World Away, da banda Oasis, em uma versão de rara beleza e delicadeza, videoclipe logo a seguir:



3 comentários:

  1. Que lindo! O verdadeiro sentido do Natal está aí!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! O verdadeiro sentido do Natal está aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Marli. O verdadeiro sentido do Natal é nos solidarizarmos uns com os outros e este belo vídeo traz essa mensagem. Um abraço, amiga.

      Excluir