domingo, 10 de setembro de 2017

TV Revolução 31 de Janeiro: uma TV Escolar feita por alunos e para alunos




O vídeo acima TV Revolução, descobri graças a indicação de Mob Nunes, no Facebook, e trata-se de iniciativa dos alunos da Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro, da cidade de Campo Bom, Rio Grande do Sul Brasil, da criação de uma TV, "que noticia fatos e projetos da escola sendo a 'nave mãe' do Festcine31", que é o festival de vídeos estudantis da referida escola.
Uma bela iniciativa em que alunos entrevistam ex-alunos, professores e tratam de temas os mais variados dentro da escola e os disponibilizam em sua página do Facebook.
No vídeo em questão, um dos temas é a Gincana Literária na escola.
Saber utilizar as mídias e tecnologias da informação e da comunicação no ambiente escolar é o grande desafio e a grande possibilidade da educação estabelecer um canal aberto, não apenas entre professores e alunos, mas com a comunidade escolar e com outras escolas, numa rede social educacional, digital ou não.
Todo educador deverá no futuro ser de certa forma um mídia educador, valendo-se dos recursos de áudio, vídeo, internet, TV, rádio etc, adaptando-os ao seu fazer pedagógico, tendo como aliado e/ou monitor o próprio aluno. A coautoria surge ao natural, quando o projeto une simplicidade e criatividade, como a TV Revolução nos demonstra.
A grande revolução na Educação, talvez seja quando a comunidade descobrir a realidade da escola, seja através de blogs, sites, páginas em rede social, canais de vídeo no YouTube etc, tornando a educação um show de realidade, bem diferente de alguns reality show da TV.
Toda a sociedade reconhece a importância da educação, falta a devida valorização, que poderá ser atingida, quando conhecida a realidade das escolas.
Abaixo, mais um vídeo interessante, produzido pela TV Revolução 31 de Janeiro, entrevistando duas psicólogas que tratam sobre bullying no ambiente escolar, entre outros assuntos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário