segunda-feira, 23 de abril de 2018

Presente Perfeito: um lugar que é creche e asilo para crianças de todas as idades




O vídeo acima Present Perfect - Idosos na pré-escola, de Ewan Briggs, encontrei primeiro no Twitter do Quebrando o Tabu, e depois fui procurar mais dados no YouTube.
Trata-se de iniciativa do Monte da Providência São Vicente, em Seattle, que abriga mais de 400 idosos junto a uma pré-escola, integrando essas crianças de todas as idades, numa convivência mútua. Segundo dados, 43% dos idosos vivem isolados da sociedade (pelos mais variados motivos), o que ocasiona a solidão e a depressão, além da decadência física e mental. O número de idosos com 65 anos ou mais deve aumentar nos próximos 25 anos. Nessa convivência, crianças e idosos podem muito ajudar uns aos outros. O imaginário infantil junto ao do adulto pode proporcionar experiências relevantes, de rejuvenescimento para uns e aprendizagem para outros.
Como demonstra citação destacada no início do curta-metragem: "Uma pessoa só é uma pessoa por causa das outras pessoas", provérbio Zulu. E a convivência prova isso. A sociedade avança quando as pessoas convivem em harmonia.
Abaixo, um vídeo que mostra uma experiência semelhante, ocorrida no Brasil, em que Crianças transformam o dia a dia de um asilo em São Paulo (SP):



Nenhum comentário:

Postar um comentário