sábado, 21 de julho de 2018

A máquina que gira: uma pequena viagem no tempo através da memória e da bagagem sentimental




O vídeo acima de uma antiga máquina de costura, descobri no Facebook, na página Saudades da Minha Infância, e imediatamente ativou minha pequena máquina do tempo, que é a memória, acionando também minha bagagem sentimental, pois muito brinquei também com tal equipamento e tecnologia quando criança, fazendo inúmeras viagens pela imaginação, e em "3D", quando nem havia tal tecnologia digital, nem videogames, internet e computador pessoal. A máquina de costura de minha avó era um veículo, ora terrestres, ora submarino, voador e até espacial. Ao girar a roda da máquina de costura, eu ia costurando sem saber mil histórias de faz-de-conta na mente infantil, visitando lugares que só existiam dentro de mim, mas que eram influenciados pelos filmes desenhos, animados, revistas, livros de histórias em quadrinhos e muito mais.
O bom educador do século XXI precisa fazer essas viagens com seus alunos muitos deles nascidos nesse século XXI. Se por acaso não foi um piloto dessas tecnologias antigas, propor pesquisas ou visitação a locais onde elas ainda existam. Pedir aos alunos que falem com pais, tios, avós, vizinhos sobre esses equipamentos, pedindo que lhes conte histórias sobre os mesmos... Enfim, promovendo um diálogo entre gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário