terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

A arte e a técnica utilitária de certas ferramentas do cotidiano e a metáfora com a linguagem




O vídeo acima, 13 Easy Peeling Hacks to Make You Look Like a Pro!! How to Peel Like a Chef! [ou algo como "13 formas fáceis de Descamação para fazer você parecer um profissional!! Como descascar como um chef de cozinha! Tradução livre do blog], encontrei por acaso no Facebook e procurei no YouTube no canal Blossom, para poder compartilhar em meu blog educacional e promover uma reflexão sobre arte e técnica, arte utilitária e a utilidade e a técnica da linguagem. Um audiovisual também para usar com meus alunos do ensino médio em Língua Portuguesa e Produção Textual.
Arte culinária vale-se de diversas ferramentas, como os talheres... Não se trata de uma "receita de bolo", mas todo processo de ensino de uma língua e a produção de um texto requer certos ingredientes (metodologia) e modo de preparo (didática).
Adaptando o vídeo acima para a questão da linguagem e da escrita e suas ferramentas próprias, podemos dizer que a LINGUAGEM é como um belo faqueiro. Todas as palavras são como ferramentas, utilitárias, cada qual com sua função de garfo, faca ou colher: algumas possuem beleza, gentileza, outras trazem delicadeza ou sutileza, algumas são pura força e fortaleza.
As palavras possuem uma funcionalidade: Sonhamos por símbolos; pensamos por imagens; escrevemos por códigos e falamos por metáforas.
A própria sutileza é uma forma de faca usada com elegância, podendo cortar ou ferir sem que percebamos, quase espada ninja. As palavras podem ser gentis como a colher que abraça as coisas com cuidado. Poéticas. Podem, inclusive, ser estéticas como um pincel ou ferozes como o garfo que crava fundo com toda a fortaleza suas certezas ou não!
Por fim, as palavras podem ser multitarefas, como um canivete suíço: Podem ter múltiplas funções, quanto maior for o vocabulário (léxico) do autor, maior sua sintaxe (organização e estrutura faz frases) e melhor sua semântica (sentido e significado que produzem).
Simplicidade é tudo! Ainda que para alguns seja o nada. Assim parece ser a vida: quanto mais substantiva e menos adjetivada, mais universal e menos fica direcionado o olhar.
O vídeo acima destacado demonstra como uma técnica favorece a interação e a obtenção de resultados práticos diretos e eficientes. Ler e escrever requerem algo assim, uma técnica que é efetivada com a leitura e apurada pela escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário