sábado, 27 de maio de 2023

"Ser herói todos os dias": o que a publicidade "ensina" sobre viver a vida e reinventar-se




O vídeo acima, Ser heroi todos os dias, descobri no Facebook de uma página, chamada Andra TV, e trata-se de comercial de empresa de equipamentos eletro-eletrônicos que investe no filão do imaginário dos super-herois, em especial, no Homem Aranha, que é retratado como um homem comum que acorda atrasado, atravessa a cidade cheia de obstáculos, ajudando ao seu modo quem ele pode, e ao final se joga literalmente de corpo e alma no trabalho, fantasia de personagem da ficção, mas fazendo um trabalho real, limpando as vidraças de um hospital infantil.
Um curta-metragem que adentra ao multiverso da Marvel, mas que eu, como educador, prefirod também refletir sobre o multiverso do professor, que também é um heroi sem fantasia, que faz mil coisas para manter sua turma motivada, focada, dedicada a uma causa maior: a educação. Como o Homem Aranha, o bom professor, mjuitas vezes quase sobe pelas paredes, diante de tantas atividades, formulários, provas, trabalhos, correções, turmas, escolas, jornadas duplas, triplas etc.
O bom professor é aquele que aprende ensinando e que ensina aprendendo com seus alunos e que está sempre pulando de uma turma para outra, de uma escola para outra, de um turno para o outro... Ainda que muitas vezes não tenha seu papel reconhecido e/ou valorizado, assim como acontece com Peter Parker, sua luta é incansável, mas ver os resultados lá adiante compensa toda a correria diária.
Ao final do referido comercial, a empresa destaca que vê "os cuidados com a saúde de forma diferente", pois "sempre há uma maneira de tornar a vida melhor". Fato! Fazer nosso melhor sem querer ser melhor que ninguém, pois vivemos num mundo competitivo, individualista e consumista demais. Um mundo doente. Investir na saúde mental, nas trocas de sabares, do coletivo e social é o melhor caminho. Menos meritocracia e mais pedagogia do afeto.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário