segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Tecnologia de realidade virtual HoloTile [desenvolvida pela Disney] e o Holodeck da Microsoft, inspirado no seriado Star Trek




O vídeo acima, encontrei no Instagram Davison e trata-se de tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada, inserida no mundo dos jogos eletrônicos. Mas como bom educador, fico só imaginando o impacto, quando adaptado para o contexto educacional, unida às Inteligências Artificiais e tudo mais!
O vídeo em questão, conforme Davision, demonstra aspectos da "tecnologia HoloTile, desenvolvida pelo pesquisador da Disney, Lanny Smoot, é uma inovação notável. Lanny, um Imagineer da Disney, recentemente entrou para o Hall da Fama dos Inventores Nacionais, sendo o primeiro Imagineer a alcançar essa honra".
E continua: "Essa tecnologia é um piso esteira modular, único no mundo, que permite a várias pessoas compartilharem experiências em realidade virtual. Com ela, é possível caminhar em qualquer direção sem se chocar com os outros."
Algo que remete à tecnologia patenteada peloa Microsoft, anos atrás, denominada Holodeck, inspirada em episódio do seriado Star Trek, em que os tripulantes da missão espacial desenvolvem uma espécie de sala imersiva que permite "viagens no tempo", a partir de imagens tridimensionais, projetadas em pontos estratégicos de um local, numa espécie de múltiplos projetores multimidias [datashows], um em cada canto da peça, para formar um efeito de 3D.
Ainda, segundo Davision: "O HoloTile é ideal para grupos que querem andar juntos em VR ou para apresentações teatrais com vários dançarinos no mesmo espaço. Isso mostra como ele é útil não só para entretenimento, mas também em áreas colaborativas e criativas." Entretanto, "Ainda não se falou em usar o HoloTile nos parques da Disney, mas, considerando os trabalhos anteriores de Smoot, como a Madame Leota na Mansão Mal-Assombrada da Disneyland, é possível que ele seja integrado nas atrações no futuro". De fato, "Essa invenção é um grande avanço nas tecnologias de realidade virtual e aumentada, elevando o nível de imersão e interação nesses meios", pois permite ser utilizada em outros ambientes, como o educacional e o profissional, como foram antes outras tecnologias, chamadas asssistivas, como o teclado virtual [para pessoas com dificuldades motoras] e o Kineth, entre outros.
Imaginem integrar o Google Maps, O Google Earth, Holodeck, HoloTile, Minecraft, IA, 3D, realidade virtual, realidade aumentada e outras tecnologias em escolas, universidades, empresas. Quantas inovações poderão ser pensadas, planejadas e executadas. Quantas novas funções poderão ser ampliadas a partir do pensamento criativo e colaborativo dos usuários, sejam eles alunos, universitários, trabalhadores em geral.
Abaixo, para contextualização, cenas do seriado Star Trek com a tecnologia Holodeck, pensada primeiramente no campo da ficção científica:



Np vídeo a seguir, que podem ser ativadas as legendas e tradução, demonstra também o funcionamento do Holodeck:



Para complementar esta postagem, indico também o vídeo logo abaixo, intitulado "Os Holodecks de Jornada nas Estrelas são uma tecnologia impossível?":



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário