O vídeo acima, encontrei no Instagram do premiadíssimo e talentosos ator Antônio Fagundes e é uma indicação de leitura de um poema do livro "Vamos comprar um poeta", de Afonso Cruz que cabe como reflexão para a contemporaneidade, pois envolve valores éticos, morais, poéticos, filosóficos, sociais, artísticos e culturais, diria atemporais e universais.
O título é "Uma sociedade pode ser melhor se a imaginarmos melhor" e é uma bela homenagem à imaginação e àqueles que sonham e lutam por um mundo melhor, a partir de sua aldeia.
Fagundes que é um grande ator, emprestando sua voz a narrativas teatrais, cinematográficas, publicitárias etc, nos brinda com uma interpretação magistral de um texto genial.
Um texto que mostra sobre o utilitarios de ferramentas, talheres e outros apetrachos úteis, mas que só existiram, pois foram frutos da imaginação. Assim o é em todos os setores de uma sociedade, drones, uber, smartphone, smarTV, tecnologias assistivas, inovações tecnológicas só existem pela imaginação, normalmente, de uma geração anterior que não tinha ainda recursos tecnológicos para sua criação prática, apenas teórica. O sonho precede ao voo. Mas se não imaginarmos o voar ou se dependermos do nascimento de asas, nenhum ser humano jamais alçaria voo em artefatos mais pesados que o ar, o que parece um grande paradoxo e contradição às leis da natureza, como a da física e da densidade das coisas. Entretanto, Dédalo e ìcaro na mitologia grega, Leonardo da Vinci no Renascimento e outros tantos sonharam com esse voo [quase] impossível dos humanos, até que alguém imaginou algo que transgredisse o conhecimento vigente. É preciso primeiro sonhar, depois imaginar formas de, literal ou metaforicamente, "dar asas á imaginação".
Poetas e escritores de ficção parecem profetas, quando sonham muito antes coisas futuristas, como se fossem turistas que voltam de um tempo ainda não existente trazendo mágicas soluções. Porém, poetas, escritores, cientistas, professores são sonhadores que unem a teoria à prática, por meio da imaginação.
A omportância da arte e da cultura para uma sociedade, e como diz no texto: "Uma sociedade pode ser melhor se a imaginarmos melhor" e, complemento: se promovermos formas de que essa imaginação se torne realidade para todos, diminuindo as desigualdades socials, as injustiças, investindo na própria arte e na cultura de cada povo, cada região.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário