O vídeo "O menino que engoliu o choro", é uma dessas pequenas preciosidades que se encontra por acaso no YouTube, nos vídeos correlatos ao que se estava pesquisando e uma pequena obra-prima da animação em curta-metragem, baseado, conforme sinopse, em "livro homônimo da renomada autora Cris Pàz (anteriormente conhecida como Cris Guerra)", e com direção e roteiro de Joubert Amaral.
Um audiovisual criativo, delicado e, de fato, comovente que promove diversas reflexões e emoções no espectador sobre os sentimentos que são represados, guardados dentro de nós por conta de uma cultura, muitas vezes machista.
Uma incrível adaptação de uma obra literária para a narrativa visual e cinematográfica com rara sensibilidade, que pode ser conhecida em sua versão escrita, no link abaixo:
O MENINO QUE ENGOLIU O CHORO - CRIS PÀZ
Assistir ao curta é uma pequena viagem no tempo, pois promove uma imersão nas memírias de cada um. Em especial, ao do editor deste blog, lembrou de nunca ter visto seu pai chorar, nem mesmo quando perdeu a mãe, sempre enfrentando dificuldades, como cegueira precoce de um dos olhos, aposentadoria, limitações financeiras mantendo-se firme, seguro. Era quase um super-herói para o menino, até o dia que, já idoso, adoeceu e no hospital, já intuindo que estava de passagem nesta jornada terrena, chorou copiosamente diante de seu filho [o editor do Educa Tube Brasil]. Uma represa que foi aberta e que, de certa forma, o aliviou para pouco tempo depois partir.
Desaguar como rio os sentimentos deveria ser algo natural, afinal, já nos conta a natureza, que a força das águas acumuladas sempre é prejudicial a médio e longo prazo. Portanto, incentivar, principalente, aos meninos exteriorizarem sentimentos, sem medos, culpas ou cobranças é fundamental.
Quando adultos, ao invés de engoloir o choro, aprendemos a engolir sapos, e quem já ossou por isso sabe bem o sentido dessa metáfora. Por isso, fica aqui essa breve lição de inteligência emocional neste pequeno, mas imenso curta-metragem de animação que recomendo a pais e filhos, professores e alunos.
Em tempo: Para complementar essa postagem, vi posteriormente no Instagram de Redenção Masculina, o vídeo logo abaixo, em que, por coincidência, traz uma imagem e ideia semelhantes à animação desta postagem inicial, falando sobre a repressão de sentimentos e a depressão que pode ocasionar, e que dialogam perfeitamente, numa relação intertextual, de um jovem com um guarda-chuva que chove "para dentro", numa intervenção artística e metafória criativa, original e genial:
Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
