domingo, 10 de agosto de 2025

Adultização e erotização de crianças e jovens por influencers nas redes sociais: documentário-denúncia necessários do youtuber Felca #regulaçãodasredessociais




O vídeo acima ADULTIZAÇÃO, lançado recentemente pelo youtuber e humorista Felca [Felipe Bressanim Pereira, de 26 anos] é um poderoso documentário-denúncia sobre diversos abusos físicos, sexuais e psicológicos que crianças e jovens sofrem por parte de influencers digitais, em busca de visualizações, viralizações, engajamento e monetização, causando danos severos aos envolvidos. Um material necessário que precisa ser divulgado, reproduzido, comentado e debatido, exigindo posicionamento mais efetivo de pais e/ou responsáveis, do conselho tutelar, do juízado da infãncia e adolescência, do Congresso Nacional, omisso quanto á regulação urgente das redes e mídias sociais, fiscalização dos algoritmos e criminalização de práticas assim, além de fake news em massa e muito mais.
Precisou um jovem, Felca, coletar durante 7 meses dados e provas para que algo concreto pudesse checar ao grande público e furar a bolha da omissão e conivência. Felca já tinha se manifestado com os jogos de azar e casas de apostas online, e outros temas sensíveis que também merecem investigação e severa punição. Cabe ás instituições reverem seus papeis sociais e legais, pois há uma imensa lacuna no combate a esse tipo de situações que estão explicitadas nos meios digitais e nada acontece aos agressores e criminosos, como pedofilia, bullying, vício em jogos etc. Onde estão esses? O que fazem? Do que se alimentam? breve no Globo Repórter e no Fant´pasticos? Onde estão esses programas que não repercutem temas tão sensíveis e fundamentais, como forma de esclarecimento à sociedade?
Foi preciso um jovem se posicionar pra que se projetassem luzes nessas sombras, o que é, por si só, algo temerário, pois há falhas, lacunas e omissões em diversos setores da socioedade, que têm como função principal cuidar de crianças e jovens. O que se passa? O que será feito?
Lima Barreto, escritor pré-modernista, em 1922, em entrevista, decretou algo que continua terrivelmente atual: "No Brasil não tem povo, tem público", que assiste suas mazelas, sem de fato tomar medidas cidadãs. Até quando isso?!?
Vejam o documentário, divulguem-o, façam circular mais e mais, rpa quem sabe as autoridades tomem medicas cabíveis à gravidade das denúncias! Que as chamadas Big techs possam ser enquadradas e que cumpram a lei brasileira.
Felca não monetizou o vídeo que atingiu em poucas horas milhões de visualizações, primeiro, pra deixá-lo mais acessível ao maiorio número de pessoas, sem a inclusão de comerciais, e, em segundo plano, para não lucrar com as mazelas sociais como o fazem a maioria dos influencers digitais, sendo patrocinados por todo tipo de negócios. O Educa Tube Brasil não monetiza conteúdo por motivos semelhantes, pra contribuir com o debate de ideias, a produção de conteúdo educativo e a reflexão sobre temas necessários à sociedade.
Além disso, algums professores comentam de a possibilidade de temas como adultização e erotização de crianças e jovens ser tema de redação para o ENEM.

Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário