CRIADO (ABRIL/2009) PARA INDICAR VÍDEOS DE E PARA EDUCADORES, ALÉM DE SUGERIR DIVERSOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COM FINS EDUCACIONAIS.
Imagens: 3 filmes indicados aos educadores: A Cor do Paraíso e Filhos do Paraíso, de Majid Majidi (Irã) e Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornattore (Itália).

sábado, 24 de abril de 2010

Ainda que eu falasse a língua dos anjos...


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4k7yivBUgBU


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=xMErQ6zNYx4

Este vídeo, propaganda comercial de linha de perfumes, une poesia, música, arte e cultura. Tudo inicia com o menino em seu primeiro amor, querendo impressionar à amada, recitando os versos da música Monte Castelo, da Legião Urbana, que também se apropria de forma intertextual de fragmentos do apóstolo Paulo e de poema de Luís de Camões, nascendo assim o arranjo para a belíssima Monte Castelo.
Monte Castelo, por sinal, é batalha histórica e uma das localidades italianas, tomada pela FEB - Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial, onde os chamados "pracinhas" (soldados) brasileiros se destacaram pela valentia, coragem e destemor.
O Amor, só se consegue conquistar, igualmente com bravura, coragem e ardor.
Nem sempre se consegue a atenção e o amor da pessoa amada, mas só o fato de amar, por si só, já faz valer à pena viver toda essa emoção, haja o que houver... Um dia que seja, de amor pleno, já vale por toda uma vida vivida sem nenhuma emoção...
Os versos de Camões, aliados aos recortes de fala do apóstolo Paulo, já por si só, estão entre os fragmentos mais lindos da poesia e do querer ao próximo, independente de religião, de cultura e de paixões... Só quem ama verdadeiramente algo ou alguém pode sentir o que ambos - Paulo e Luís - nos legaram através dos séculos e gerações.
Só o amor verdadeiro sobrevive a tudo, inclusive, às vezes, a não reciprocidade da pessoa amada.
Os versos do poeta e soldado português Luís Vaz de Camões, apesar de paradoxais, estão entre as mais belas definições do que é o Amar e o Amor, com letras maiúsculas.
Só quem amou, ama ou amará algo ou alguém poderá valorizar na exata medida cada verso que o poeta lusitano nos brindou de forma atemporal...
Ah, o amor, ah, o amar... Ah, o mar e o amor... Viver nesse mar de dentro a navegar...
O vídeo do Poema do Boticário - aliado ao vídeo com a letra da canção da Legião Urbana - é um belo exercício de intertextualidade entre música, poesia e propaganda, que pode ser feito com alunos e professores, seja nas aulas de língua portuguesa ou não...
A vida é intertextual e o amor atemporal, eis a grande lição que os poetas, os anjos e o tempo nos legaram...

Um comentário:

  1. Bleffe ultrapassa 4000 downloads de suas músicas. Agora é a hora de você nos ajudar a gravar mais músicas pra disponibilizar gratuitamente. Saiba mais sobre isso e também sobre a campanha "Música em troca de Fraldas" clicando em:

    http://bleffepoprock.blogspot.com/2010/04/gostou-ajude-nos-continuar-fazendo.html

    ResponderExcluir