quinta-feira, 8 de abril de 2010

Os Marcianos


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=lHDYkWneF2M&feature=related

O belo vídeo motivacional acima, criado a partir do videoclip de Moby, é indicação da colega e amiga Marjorie Nunes, Pedagoga empresarial, editora do blog Conversas na rede.
Para se ingressar no Planeta Educação, cada vez mais o educador precisa conhecer o Universo de seu alunado, fazer uma expedição para estabelecer uma comunicação e formular estratégias para um bom diálogo.
Muitas vezes essa viagem ao mundo desconhecido porporciona gratas surpresas a todos os envolvidos, mas requer persistência e trabalho em equipe, não apenas de forma multi e interdisciplinar, com outros colegas de escola, cidade e até do mundo virtual.
Mas nessa expedição ao Admirável Mundo Novo da informática, há também que se estabelecer parcerias com o aluno, seja através de monitoria, seja de parceria em projetos didáticos, valorizando o trabalho em equipe.
Se o jovem domina parte das ferramentas, falta-lhe às vezes a visão de tornar o maquinário um recurso eficiente de aprendizagem que gere conhecimento. Cabe ai a intervenção do expedicionário, que é o educador...
Nem sempre que se vai para as Índias se descobre um novo continente...
Há que se ter planejamento, referencial teórico mas, acima de tudo, uma boa orientação.
Utilizando-me de versos do grande poeta Fernando Pessoa:

Navegar é preciso (de precisão por equipamentos, como bússsola, astrolábio, sextante, etc), viver não é preciso. (pois tais equipamentos - e toda a tecnologia por si só... - não resolvem os grandes desafios e conflitos da vida em sociedade).

Se os desafios, as dúvidas e as certezas são parecidas, tanto na realidade local como na universal, cabe ao educador mostrar que alguns sonhos possíveis podem se tornar realidade, quando compartilhados por um grupo, uma turma, uma escola, ou a comunidade..

Um comentário:

  1. É exatamente o que penso sobre tecnologias, José Antônio.
    Passei para apagar a velinha do Educa Tube.Ainda volto para assistir ao vídeo e comentá-lo.
    Abraços

    ResponderExcluir