quarta-feira, 7 de abril de 2010

Última entrevista com Monteiro Lobato


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=KD9LdEbvp1I


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=yqJhKab_RJw


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=JXkUdCdQrrU

Os vídeos acima, são preciosa indicação, via twitter, da professora de Língua Portuguesa Miriam Fajardo, de Jandaia do Sul - PR - Brasil, e editora do blog Tribo da Leitura.
Trata-se da última entrevista concedida por Monteiro Lobato ao radialista Murilo Antunes Alves, da Rádio Record, em 1948. Segundo consta da apresentação do referido vídeo no You Tube: "Dois dias após o bate-papo, o escritor vem a falecer, vitimado por um derrame".
Monteiro Lobato disse que um país se faz com homens e livros. Uma verdade cada vez mais atual e concreta.
Lobato foi um dos primeiros a denunciar a realidade social em seus escritos, e por conta disso, conforme a profa. de Literatura Sandra Piccioni, do Instituto de Estadual de Educação Juvenal Miller, de Rio Grande - RS - Brasil, pode ser considerado um escritor pré-modernista, pois antecipou além disso o regionalismo na literatura.
Lobato é o pai da literatura infantil brasileira, o criador da Emília e do Sítio do Picapau Amarelo, comparado por alguns à famosa Terra do Nunca.
A profª. Sandra disse também que Lobato era um ecologista intuitivo, o que concordo plenamente, basta ver as campanhas que liderou, os textos que produziu, as saudáveis polêmicas que gerou, etc.
Por isso tudo já seria destacável sua vida e obra, mas tem mais ainda...
Erico Veríssimo, autor de O tempo e o Vento, entre outros clássicos da literatura brasileira, em suas memórias Solo de clarineta, considerava Monteiro Lobato um escritor fecundante de outros escritores, como ele próprio... O que é muito mais que um elogio... A comprovação da "pedagogia do exemplo", também contida não apenas em pais e educadores, mas também em muitos escritores...

2 comentários:

  1. Ficou ótima a postagem dos vídeos e sua pesquisa sobre Lobato. Achei ótimaa conversa entre ele e o Murilo sendo mais interessante o conselho que ele dá para os jovens que querem escrever: "Cresçam e apareçam!" No sentido de crescer pela bagagem cultural.
    UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  2. Feliz aniversário de Educatube !!! que seja apenas mais um de tantos mais que seu talento e pesquisas educacionais possam nos presentear.
    José Antônio, amigo, obrigada por tão maravilhosos videos e artigos, são ações como estas que enobrecem mais ainda a educação nacional.
    Um beijo

    Semíramis Alencar

    ResponderExcluir