quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Bloco do Passo - Saltos no tempo


Fonte: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=L3XlxbNxjqg

O belo vídeo acima, que une arte, cultura, música, sociedade e (por que não?) educação, num trabalho coletivo, de equipe, sintonia e sincronia, foi-me indicado pela minha coleg'amiga de NTE Rio Grande, da 18ª CRE Janaina Senna Martins, a partir da indicação do Manual - práticas pedagógicas e mídias digitais do Curso ensinando e aprendendo com as TICs - Linux Educacional / ProInfo-MEC.
De quando em quando, damos grandes ou pequenos saltos no tempo, alguns, em direção ao futuro, outros, num retrocesso.
Sempre digo que a educação avançou muito no discurso, mas em questão de prática, ainda é um tanto quanto conservadora, principalmente no que tange a utilização de recursos extra-classe, como música, dança, artes em geral, que podem ser belos aliados, não apenas como dinâmica de grupo, mas como forma de trabalho em equipe.
O vídeo acima é uma prova disso, de como um grupo precisa que cada um atue em colaboração com o outro para que o resultado final seja satisfatório e significante para todos os envolvidos.
Cabe ao professor ser esse mediador, esse dinamizador, promovendo essa intertextualidade entre arte e cultura, tecnologia e educação.
No referido manual, a pergunta é: Há algum tipo de tecnologia nesse vídeo?
Para os desavisados, uma simples câmera digital que tenha capturado isso - que poderia ser uma atividade escolar, em qualquer escola do país e mundo -, depois sua edição, publicação no You Tube; mais adiante a cópia do URL para divulgar por e-mail, no orkut, facebook e outras redes sociais, e a cópia do endereço INCORPORAR, gerado pelo You Tube, para publicação do video em blog, já é o uso convergente de diversas tecnologias...
O importante nem é tanto a tecnologia impregada no processo de ensino e/ou no projeto de aprendizagem, mas a metodologia que é utilizada, que possibilite unir o útil ao agradável para ambos os pólos educacionais: professores e alunos.
Abaixo, parte de entrevista com Lucas Ciavatta - de O Passo:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ohUR9608IMk&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário