segunda-feira, 7 de março de 2011

Professor Michel no Olhar Digital



Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/jogos_educativos

O vídeo acima, do programa Olhar Digital, trata de recursos tecnológicos para a sala de aula, dentre eles os jogos educacionais, contando com a participação, entrevista com o prof. Michel Goulart , educador de Criciúma - SC - Brasil e editor dos blogs História Digital, Games Históricos e Filmes Históricos.
O prof. Michel é um daqueles educadores inovadores, que usam a criatividade e o conhecimento de vida para incorporá-los em seu fazer pedagógico.
Michel foi convidado a participar da entrevista quando esteve na Campus Party, ocasião em que foi blogueiro insider na parte educacional do evento. O tema da entrevista é jogos educativos em sala de aula.

Abaixo, apresentação do vídeo, no Olhar Digital:

Livros a apostilas, é claro, ainda são indispensáveis, mas parecem não ser mais suficientes para prender a atenção dos alunos na sala de aula. Os games educativos querem fazer exatamente isso: suprir a necessidade que os jovens alunos têm de informação rápida e dinâmica também na hora de aprender. Mas, existem duas grandes barreiras para a tendência no Brasil: primeiro, a falta de empresas que atuem nesse setor por aqui. Depois, a maioria das escolas ainda enfrenta grandes dificuldades na hora de levar recursos tecnológicos para a sala de aula.

O professor Michel é exceção: ele revolucionou suas aulas de história usando novas mídias como ferramentas pedagógicas; inclusive jogos. Como não poderia deixar de ser, os alunos adoraram. E os resultados apareceram rapidamente. A iniciativa mostrou que os jogos educativos não só ensinam, mas também ajudam os alunos na hora de estudar.

A questão é que o uso dessas novas mídias na área pedagógica ainda é novidade. E é muito recente para saber o impacto que elas terão na formação dessas crianças. Mas, esse é um caminho sem volta. A tecnologia invadiu nossas vidas. Então, o melhor é tirar o máximo proveito.

E não são só as escolas que apostam nos jogos educativos; no olhardigital.com.br você encontra uma matéria que mostra que empresas também apostam em games alternativos para realizar o treinamento de pessoal e também para ações de publicidade. Confira essas outras experiências super bacanas!

2 comentários:

  1. A abordagem da entrevista foi uma grande surpresa. Ainda não chega a ser uma revolução, mas estamos nos encaminhando para um novo paradigma no processo de ensino-aprendizagem.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, José Roing!
    Parabéns pela postagem. Precisamos mesmo compartilhar as iniciativas positivas dos amigos e assim contagiar cada vez mais profissionais da área.
    Michel é um excelente profissional e arrasou na entrevista.
    Abraços

    ResponderExcluir