quinta-feira, 3 de março de 2011

Terra 2100: Nosso Planeta em 100 anos



O documentário acima (ativem legendas/tradução), descobri, graças a indicação da professora Dileta Peres, que o utilizou com seus alunos, na abertura do Curso de Técnico em Meio Ambiente, do Colégio Estadual Lemos Júnior, da cidade do Rio Grande - RS - Brasil.
Ótimo para tratar de temas ambientais e as consequências futuras, pois como dizia certo poeta: "O futuro já não é mais como era antigamente".
Lembro-me também de um documentário do Discovery Channel que lida com tema similar, mas num exercício de futurologia, prevendo como seria a Terra daqui 1, 5, 10, 50, 100, 500, 1.000 anos, depois de nós. O que aconteceria caso a raça humana sumisse da face da Terra. As coisas começariam a se deterorar e a se decompor por falta de manutenção, como pontes, estradas, prédios... Nosso lixo demoraria bastante tempo pra se decompor, dependendo de suas característias e consistências. Nosso registros, em papel, pela umidade, se desmanchariam, as mídias eletrônicas também desapareceriam com o tempo. Apenas os registros em pedra, tal qual as pirâmides, a escrita ruprestre e assemelhados é que deixariam um relato de nossa existência sobre o planeta. Algo também para se pensar.
Sugiro também aos professores e pais assistirem com seus alunos e filhos o documentário Uma Verdade Inconveniente, produzido por Al Gore, e também a ficção O Dia Depois de Amanhã, de Roland Emmerich.
os educadores ambientais podem usar também fragmentos destes documentários e filme para ilustrar alguns conceitos sobre meio ambiente e educação ambiental.
As demais partes do documentário Terra 2100, podem ser vistas direto no You Tube, nos links abaixo:

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Parte 6

Parte 7

Parte 8

2 comentários:

  1. Zé, teu blog , como sempre, está um espetáculo. Obrigada pela generosidade em partilhar tão bons recursos. Todos os educadores deveriam consultar esse endereço como uma referência. Abraço!

    ResponderExcluir