domingo, 2 de outubro de 2011

Como usar o Tux Paint (Linux), o Paint Brush (Windows) e os slides como ferramentas de autoria


http://youtu.be/HJ6NZz0yAKU

O Tux Paint, que vem instalado no Linux e na distribuição Linux Educacional, é um ótimo software de autoria, pois possibilita a criação, através das ferramentas de desenho e dos carimbos com diversas imagens.
Vejam acima uma vídeo aula, explicando seu uso e abaixo o link para download do mesmo.

TUX PAINT - DOWNLOAD


http://www.baixaki.com.br/download/tux-paint.htm

Semelhante ao Tux Paint (mas sem os mesmos carimbos), no Windows, tem o Paint Brush.


http://youtu.be/uypLHi4XLQo

Acima, vídeo aula, ensinando a como usar o Paint Brush, ferramenta de desenho do Windows.

Certa feita, em um dos cursos de formação de professores da rede pública estadual, indiquei o software para construção de histórias em quadrinhos HagáQuê (vide vídeo aula abaixo).


http://youtu.be/oYJ4FV6sA80

Mas o HagáQuê não possui versão para Linux e, para minha grata surpresa, tive uma indicação de uma das cursistas, que até hoje sugiro aos demais educadores: Fazer HQs através de apresentação de slides, seja no Power Point (Windows), seja no Impress (Linux).



Imagem acima, feita no Paint (clique 2 vezes sobre a mesma para ver em tamanho maior os detalhes), mostra como usar uma apresentação de slides (neste caso, no Power Point 2003), usando o layout de conteúdo (título e 4 partes), onde inserir uma imagem em cada quadrado, adicionando posteriormente, através da barra de desenhos, no canto inferior direito do PPT a opção Autoformas e textos explicativos (balões em forma de elipse e de nuvem).
Se a barra de desenho do Power Point não estiver ativa, basta clicar em Exibir + Barra de ferramentas + Desenho.
Eu prefiro usar o layout de conteúdo ( título e 4 partes), mas é possível também utilizar uma imagem para cada slide e ao final adicionar a transição de slides, para movimentação da HQ criada via, apresentação de slides, no Power Point ou no Impress, o que evita a questão de ter ou não um software compatível com o sistema operacional do microcomputador em uso.
A questão não é a ferramenta em si, pois existem diversas que promovem a criação de HQs, mas favorecer e incentivar a autoria dos alunos, proporcionando que nos slides sejam inseridos fotografias próprias, capturadas com webcam, câmera digital, celular etc e depois adicionado diálogos pelos mesmos, dentro de um roteiro mediado pelo professor.
Fica aqui a dica do Educa Tube e socializem aos demais colegas.

2 comentários:

  1. para quem quiser instalar os carimbos completos, podem baixar aqui >>> http://www.baixaki.com.br/download/carimbos-para-tux-paint.htm

    ResponderExcluir
  2. o meu tux paint demora muito para carregar

    ResponderExcluir