sexta-feira, 25 de maio de 2012
Gratidão, por Louie Schwartzberg
O belíssimo vídeo acima, Gratidão, referente a palestra de Louie Schwartzberg no TEDx SF, foi indicação via Facebook da educadora Josane Batalha Sobreira, de Campinas - SP - Brasil, editora do Josobreira's Blog.
Louie fala de sua experiência de vida e da importância de sermos gratos às coisas e pessoas que nos acontecem a cada dia. Tratando didaticamente da noção de "time lapse", técnica fotográfica de capturar imagens durante horas, dias, meses para que possamos captar o que o olhar humano não percebe em seu cotidiano, remete muito mais do que à "dança das flores", mas à dança das horas em que somos todos passageiros, mas alguns tornam-se tripulantes do seu viver, como o próprio Louie.
Vendo a riqueza e beleza das imagens e da força da argumentação sincera de Schwartzberg, impossível não concordar que de fato tudo na natureza está conectado, tudo e todos os seres, apesar de nós, humanos, às vezes, querermos romper com essa lógica natural. A lógica perversa que vivemos atualmente é justamente de ir contra e não de encontro à Mãe Natureza.
Louie destaca um fator essencial a todo educador: "80% da informação que temos é capturada através de nosso olhos, mas de tudo que nos cerca, conseguimos perceber a olho nu, apenas 1/8 de tudo isso, fruto de impulsos elétricos que nos fazem enxergar às coisas ao redor". Mas evidentemente, existe um mundo microscópico que desconhecemos e outros, que mesmo com a nossa atual tecnollogia, ainda não estamos preparados nem habilitados para reconhecer.
Como educadores, precisamos, primeiramente, educar nosso olhar para ver nosso entorno escolar e social, além dos 200 dias, 800 horas, da sala de aula a que estamos circunscritos por tempos e espaços pré-determinados. Educar é muito mais do que ser o que chamo um "burocrata do saber", que se contenta em cumprir carga horária, diretrizes, metas e atribuições de seu estatuto funcional. Pois, se assim o fosse, sempre digo, que poucas escolas públicas funcionariam, apenas cumprindo esses requisitos.
Precisamos como educadores, sejamos professores ou pais, infundir, inocular, contaminar corações e mentes, de nossos filhos/alunos, para quando verem, algo enxergarem além do 1/8 que o olhar pode captar. Incentivar à procura, não apenas de novas perguntas, mas novas respostas...
O que remete a versos do poeta Carlos Drummond de Andrade:
“A explosiva descoberta
Ainda me atordoa.
Estou cego e vejo.
Arranco os olhos e vejo”.
Aos 4 minutos do vídeo acima, uma menina diz que explorar desperta a imaginação e que torna o caminho bonito, ou algo semelhante. O caminho é justamente este, incentivar à imaginação, à pesquisa, à exploração, dando sentido e significação aos coisas, sejam elas impressas ou eletrônicas, no ambiente escolar. Ou como também digo: "humanizar as máquinas ao invés de robotizas as pessoas".
Como diz Louie, devemos ser gratos a cada dia que nasce, a mais um dia, pois O Dia é um presente. E viver o presente, digo eu, é nosso melhor presente também, com a consciência de que o passado se foi e o futuro ainda não veio.
Sou grato a todos que já passaram por meus caminhos, meus pais, familiares, amigos, colegas, mas principalmente aos professores, que me fizeram ver e enxergar além do que os olhos nos mostram.
Devemos ser gratos a todos os que nos fazem abrir os olhos e ver o mundo ao redor com outro olhar, de conhecer a história de cada um e de ver as relações entre coisas e gentes, como na incrível imagem aos 8 min. entre um "mar de gente no metrô", seguindo na escada rolante, e a queda d'água que se sucede. Estar conectado ao mundo e ser grato a tudo que nos acontece - sejam coisas boas ou não, mas que são frutos de uma eterna aprendizagem - é o verdadeiro caminho, além da imaginação.
Sou grato a todos que colaboram voluntariamente para o acervo digital do Educa Tube, indicando vídeos e outros recursos que podem ser usados por outros educadores.
Em nome de todos, agradeço em especial a colega e amiga Josane, por ter me sugerido o belo e motivador vídeo Gratidão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário