quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Construa uma Escola na Nuvem: O Desafio de Sugata Mitra




O vídeo acima Construa uma Escola na Nuvem, descobri nas redes sociais e trata-se de apresentação ao TED 2013 do pesquisador educacional Sugata Mitra, reconhecido mundialmente por conta de seu projeto Buraco no Muro, em que colocou um computador com internet entre o muro que separava a empresa em que trabalhava e uma das maiores favelas de Nova Deli, Índia, observando os resultados da interação de crianças com equipamento e língua (inglesa) que desconheciam. Uma metodologia que Mitra denominou de Ambientes de Aprendizado Auto-Organizáveis (AAAO) em que as crianças são convidadas ao desafio de aprenderem sozinhas - sem o auxílio direto de um professor - mas interagindo uns com os outros, ensinando e aprendendo de forma coletiva.
No vídeo em questão, mais que uma proposta, trata-se de um desafio que Mitra pede ao público: "ajudem-me a projetar a Escola na Nuvem, um laboratório de ensino na Índia, onde crianças podem explorar e aprender umas com as outras - usando recursos e monitoria da nuvem".
Sua fala inicia com um questionamento essencial neste século XXI: "Qual o futuro da aprendizagem?" E em seguida rememora a história da educação e da escola, considerando a primeira como a grande máquina administrativa burocrática criada pelo império britânico, 330 anos atrás e que ainda continua atual e imutável sob diversos aspectos, dentre eles, de que a escola continua sendo a máquina feita para produzir pessoas para a outra máquina, uma engrenagem social, que me lembrou o documentário Escolarizando o mundo: o último fardo do homem branco.
Mitra, em sua fala, declara algo que todos sabemos: a está escola obsoleta e sistema de ensino desatualizado. Espaço e tempo escolar do século XXI ainda tenta reproduzir espaço e tempo do século XIX e as TIC, ainda, penso eu, são vistas como ferramentas de repetição, mecanismos de robotização e nem tanto de criação. Prova disso está na assertiva de Sugata de que é preciso "saber ler com discernimento", pois do livro impreso ao e-book, ainda falta ler e interpretar um texto - independente do veículo em que está expresso - de forma clara, o que nem sempre ocorre, haja a vista as falsas polêmicas que ocorrem no cotidiano, fruto de leituras rasas sobre temas complexos.
Há de fato que a "educação preparar pessoas para um mundo que ainda não existe, para trabalhos que ainda não foram inventados" e equipamentos que ainda são ficção científica. E para isso, o sistema de ensino, a escola, os gestores públicos e escolares, os professores e a comunidade escolar precisam dialogar, conhecer uns aos outros, sem o qual será impossível estes desafios serem superados.
Pensar a escola na nuvem, perdoem-me o trocadilho, mas parece algo ainda nebuloso para boa parte dos educadores que ainda resistem a utilizar as TIC - Tecnologias da Informação e da Educação de forma pedagógica e não apenas recreativa em seu fazer pedagógico.
Mas a ideia que Sugata Mitra, a partir de suas experiências, nos brinda é de que ocorre "o aprendizado como o produto da auto-organização educacional" também, quando crianças e jovens, e também adultos são desafiados a tarefas em grupo, utilizando o que alguns denominam de "inteligência coletiva" que é essa soma de saberes que se organizam através de trocas de informações que gerem conhecimento mútuo. Algo extremamente relevante em um modelo civilizatório, ás vezes excludente, individualizante e consumista.
Há que se ter, apesar disso, o incentivo do professor para que esse processo seja acompanhado, como o próprio Mitra o fez, para que possa ser avaliado e dado continuidade... Afinal, já dizia Paulo Freire: "Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos" e conforme texto atribuído ao escritor José Saramago: "Sabemos muito mais do que julgamos, podemos muito mais do que imaginamos".
Construir uma Escola na Nuvem é um dos grandes desafios da educação do século XXI, a medida que possibilita uma interação ampla, além do espaço e tempo tradicionais, permitindo que o professor crie pastas e material pedagógico para ser utilizado extraclasse e extracurricularmente em proveito de todos, estimulando estas trocas de saberes entre alunos, professores, escola e comunidade escolar. Imaginem disponibilizar vídeos e áudios, imagens e textos e tudo mais, produzido no ambiente escolar e fora dele, não apenas aos alunos, mas a outros professores da escola e inclusive aos pais e/ou responsáveis pelos alunos, que poderão não apenas acompanhar o processo de desenvolvimento escolar do aluno, como faz parte deste processo de escolarização além da própria escola, no ambiente familiar. Algo desafiador e inspirador, que Sugata Mitra nos convida a construir coletivamente, mundo afora.

Observação: Ativem legendas na barra inferior esquerda da janela do vídeo acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário