sábado, 17 de junho de 2017

O que é criatividade? Belo vídeo sobre a importância da arte




O vídeo acima O que é criatividade? foi indicação via Facebook do colega e amigo Gilnei Coutinho, educador de Rio Grande (RS) Brasil.
Um vídeo que com imagens exuberantes e um texto poético, promove uma sensação de conforto a todos aqueles educadores, sejam pais ou professores, que são criativos e estimulam a criatividade de seus alunos e filhos.
Vídeo que trata do processo criativo e que destaca que a arte é maior que o mundo pois é ela que dá vida aos sonhos. Com mote de Khalil Gibran, promove uma reflexão sobre o próprio papel social do educador: "- Os vossos filhos/ não são vossos filhos:/ são filhos e filhas/ do chamamento da própria Vida./ Vêm por vosso meio/ mas não de vós;/ e apesar de estarem convosco,/ não vos pertencem". Assim também acontece com a arte. Depois de criado um trabalho e já não pertence ao autor, pois se torna independente e pertence à humanidade. E a arte, de fato, nos faz mais humildades diante da própria realidade do mundo em comunicação com o real reinventado pelo artista. Tornando o particular em universal. Para o artista, inspiração e respiração são quase sinônimos mesmo.
Muito interessante o termo "psiconauta", como o cosmonauta do universo criativo, pois nos teletransportamos para mundos diversos, com suas próprias leis e histórias. E como vídeo demonstra, há que termos humildade para respeitar os deuses, pois "Existe poesia em todo momento". E eu complementaria: "Existe arte em toda parte".
Um ótimo material, não apenas para ser usado pelos professores de artes, mas de história, filosofia, sociologia etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário