segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Projeto HoaxBusters com professor Estevão e seus alunos do ensino médio e a checagem de notícias na internet




O vídeo acima Projeto de Hoaxbusters, uma ótima iniciativa colaborativa do professor Estevão Zilloli com seus alunos do ensino médio de Ourinho, interior de São Paulo Brasil, que transformaram-se em caçadores de boatos na web, e as famosas Fake News (notícias falsas).
Conforme o referido vídeo, o prof. Estevão prefere usar o termo Hoax (farsa, boato, enganação), por isso o nome do projeto HoaxBusters, caçadores de farsas. Segundo o professor Estevão, o projeto usa método semelhante ao científico, estimulando o senso crítico do alunado. Depois da checagem as notícias recebem um dos nove selos possíveis, que vão além do simples "verdadeiro" ou "falso". Enfim, uma ótima e relevante iniciativa em tempos de boatos, teorias da conspiração e notícias falsas. Tanto e relevante que o projeto não sendo obrigatório e elaborado às sextas-feiras à tarde e tem ótima receptividade e participação dos alunos.
Além disso, há uma intertextualidade com o filme Ghostbusters (Os caça-fantasmas) no título do projeto, um grande sucesso do cinema no ano 1984, vide trailer abaixo:



Projeto escolar que também remete aos famosos Mythbusters: Os caçadores de mitos, do Discovery Channel:



Abaixo a notícia completa do projeto escolar HOAXBUSTERS no portal da EBC:

Alunos de SP viram caçadores de boatos na web

3 comentários:

  1. Very informative idea. There's a lot that can learn here

    ResponderExcluir
  2. I admire this article for the well-researched content

    ResponderExcluir
  3. Very informative and well-written post! Greatjob for you

    ResponderExcluir